Tel:11 - 4604-8046 | E-Mail: [email protected]

Notícias do Mercado Sustentabilidade: Scania lança acelerador inteligente e caminhões chegam a...

Sustentabilidade: Scania lança acelerador inteligente e caminhões chegam a 20% de…

-

- Advertisement -
- Advertisement -

Novo patamar amplia a rentabilidade da Nova Geração e reduz emissões; opcional já está disponível e entrará nos modelos 2021/2022.

O primeiro trimestre de 2021 marca o lançamento do Acelerador Inteligente Scania, um opcional que soma mais 5% e eleva a 20% a economia de combustível da Nova Geração de caminhões em comparação à gama anterior. O acelerador inteligente é um aliado importante para apoiar a Scania no cumprimento da meta de reduzir em 20% as emissões de CO2 de seus veículos em circulação até 2025. Veículos equipados com o acessório farão parte da linha 2021/2022, já estão disponíveis para compra na rede de concessionárias e serão entregues a partir de 1.º de agosto deste ano.

Os 20% de economia de combustível que a Nova Geração passa a alcançar é dividido da seguinte forma: motor Euro 5 com sistema de injeção de alta pressão (8%), aerodinâmica externa da cabine (2%), inovações da caixa de câmbio Scania Opticruise (2%), Scania Actcruise (3%) e os 5% do Acelerador Inteligente Scania. O Actcruise, a evolução do controle de cruzeiro Ecocruise, foi introduzido na linha 2020/2021 e já é item de série. O Actcruise atua por meio de posicionamento via GPS e um mapa topográfico integrado ao módulo de conectividade para gravar rotas e aproveitar aclives e declives de maneira mais eficiente.

Esta economia adicional de 5% do acelerador inteligente foi comprovada em testes de campo realizados com clientes em várias condições e operações distintas, nas principais aplicações rodoviárias. Foram utilizados caminhões com carretas tipo “vanderleia” e LS (três eixos), composições nove eixos (rodotrem) e diferentes tipos de tração como 6×4 e 6×2, no transporte de grãos, carga frigorificada, combustíveis e outros. Todo o resultado foi validado pela Engenharia Scania em mais de 500 mil km de demonstrações por topografias variadas e diversas regiões do país.

O Acelerador Inteligente Scania, ou controle de aceleração, está disponível para todos os modelos da Nova Geração, inclusive os fora de estrada. “A Nova Geração, que completou dois anos, é a melhor máquina de economia de combustível da história da Scania. Com o acelerador inteligente subimos a um patamar que nos distancia ainda mais da concorrência. Com as margens do custo do transporte cada vez mais apertadas será um diferencial substancial na sustentabilidade do negócio. O cliente vai comprovar uma rentabilidade nunca antes vista no mercado”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

O acelerador inteligente também vai apoiar a Scania no cumprimento da meta de reduzir em 20% as emissões de CO2 de seus veículos em circulação até 2025, de acordo com o compromisso firmado com o Science Based Target, um comitê global que estipula indicadores de redução de emissão de gases do efeito estufa conforme a atividade da empresa. “A economia de diesel é essencial para a saúde financeira das empresas de transporte, além de contribuir significativamente com o planeta e a sociedade ao reduzir as emissões de gases poluentes”, completa Munhoz. 

O funcionamento do acelerador inteligente está ligado a uma análise do peso do veículo, da posição do pedal de aceleração e deslocamento do modelo, para evitar  acelerações bruscas e desperdício desnecessário de combustível. “Dessa forma, o veículo é conduzido de forma mais confortável e econômica preservando outros componentes do trem de força e os freios. O sistema trabalha de forma automática e desativa quando o motorista pressiona o acelerador até o fundo (posição do Kickdown), entendendo que o condutor precisa de toda a capacidade de aceleração naquele momento. Ao soltar o pedal, o sistema volta a controlar a aceleração do veículo”, explica Paulo Genezini, gerente de Pré-Vendas da Scania no Brasil.

“Numa situação de viagem com alta frequência de alternâncias de velocidade, tráfego intenso e em veículos não totalmente carregados ou vazios, o acelerador inteligente vai contribuir para uma maior economia de combustível. O efeito será um pouco reduzido em rotas onde existam velocidades constantes (de cruzeiro). Ou seja, quanto mais variações na rota maior será sua atuação automática. O motorista vai sentir rapidamente a diferença desse grande benefício”, conclui Genezini. 

(Fonte: Assessoria de imprensa)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Simpósio de Engenharia Ferroviária anuncia data e programação da IV edição

Evento será online e unirá academia e indústria para discutir as principais pesquisas desenvolvidas no setor. Em 2017, pesquisadores envolvidos...

Santos Brasil vence licitação de três terminais de graneis líquidos[…]

Conquista marca entrada da Companhia com força em uma atividade que vem crescendo em ritmo acelerado. A Santos Brasil, referência...

Jovem Pan lança coluna “A Hora H do Agro”

Boletins serão produzidos e apresentados pela jornalista Kellen Severo no Jornal da Manhã, informando e analisando os temas do...

Workshop debaterá os benefícios e acertos de implementar[…]

Na quinta-feira, dia 15 de abril, o Workshop Revista M&T mostrará a evolução da operação remota de equipamentos no Brasil, destacando os...
Anterior
Próximo

Titan Pneus comemora 10 anos de Brasil e se destaca[…]

A Titan Pneus celebra, no mês de abril, o marco de 10 anos de atuação no Brasil. Em abril...

Raízen investe R$ 345 milhões em renovação de frota para a próxima safra

  Investimento é destinado a maquinário agrícola e caminhões com alta performance e tecnologia de ponta, que garantirão uma operação...

Mais Lidas

Simpósio de Engenharia Ferroviária anuncia data e programação da IV edição

Evento será online e unirá academia e indústria para...

Santos Brasil vence licitação de três terminais de graneis líquidos[…]

Conquista marca entrada da Companhia com força em uma...

Você também pode gostar deRELATED
Recomendamos para você