Novo Trator de Esteiras Cat®D7: tecnologia, robustez e aumento da…

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Novo Trator de Esteiras Cat®D7: tecnologia, robustez e aumento da produtividade nas operações 

O lançamento da Caterpillar traz tecnologia e mais produtividade

O lançamento da Caterpillar traz tecnologia e mais produtividade

 O novo Trator de Esteiras CAT® foi projetado com mais peso, potência e com uma lâmina maior.

A Caterpillar, empresa líder mundial em equipamentos de construção e mineração, apresenta ao mercado brasileiro o novo Trator de Esteiras Cat® D7 que alia robustez, durabilidade, tecnologia e maior produtividade nas operações.

“Graças aos seus 265 hp de potência, peso operacional de 29.776 quilos, lâmina com capacidade aumentada e bomba de direção dedicada, que traz empuxo mais contínuo durante uma curva sob carga, o trator pode movimentar até 11% mais material por hora em relação ao D7R”, explica o especialista em aplicação de produtos da Caterpillar, Leandro Amaral.
De acordo com a empresa, uma das vantagens do equipamento é o acionamento por transmissão Power Shift de quatro velocidades automática, de mudança suave, e o sistema Lock Up Clutch, com trava da embreagem do conversor de torque.

“Os operadores não precisam se preocupar em mudar as marchas, basta escolher a velocidade de deslocamento desejada e a transmissão se ajusta continuamente com base na carga, trazendo a máxima potência no deslocamento e eficiência de combustível. Tudo isso sem que o operador precise tomar qualquer ação adicional”, comenta Amaral.

O especialista destaca ainda a estrutura do equipamento. Segundo Leandro Amaral, o novo trator de esteiras Cat®D7 conta com alguns componentes do porte do modelo Cat D8, chassi mais pesado e uma nova armação do rolete de esteira com eixos de rolete maiores.

“O novo material rodante Reforçado de Vida Útil Estendida – HDLX com DuraLink™ – tem durabilidade estendida para operações severas, oferecendo uma vida útil do retentor até 20% maior, em condições de alto impacto”, frisa.

Além disso, comenta, a roda dentada elevada protege os principais componentes contra choques de carga, enquanto o motor Cat C9.3B conta com um sistema de combustível remodelado. Isso, explica o especialista em aplicação de produtos da Caterpillar, proporciona mais confiabilidade e entrega precisa da máquina.

Mais conforto para o operador

Outro diferencial do trator de esteiras D7, segundo a Caterpillar, é um novo conceito de conforto do operador em relação à visibilidade e à facilidade de manuseio da máquina.
“A cabine possui mais compartimentos para armazenamento de objetos e um novo sistema de aquecimento e resfriamento que reduz o embaçamento das janelas”, relata a fabricante.

Para trazer mais controle e segurança à operação, um visor padrão de oito polegadas traz uma visão clara das funções e das configurações da máquina. E, de acordo com a empresa, é possível adicionar uma tela sensível ao toque de 10 polegadas com uma câmera de ré com imagem de alta definição.
A cabine tem, como padrão, quatro luzes LED com vida prolongada. Existem também opções para pacotes com seis ou doze luzes, que auxiliam em operações com pouca luminosidade.

Além disso, ainda focando no aspecto segurança, todas possuem a Estrutura Protetora Integrada Contra Capotamento (ROPS – Rollover Protective Structure), uma área de vidro ampla para uma visibilidade completa, e as linhas de visão mais desobstruídas ao longo do capô.

O assento com suspensão a ar tem diversas opções de ajustes que personalizam o conforto para cada operador. “É possível escolher o assento Premium, que possibilita que os apoios de braço sejam ajustados para frente e para trás, de maneira independente do assento”, lembra o especialista em aplicação de produtos da Caterpillar, Leandro Amaral.

Facilidade na manutenção
Segundo a fabricante, a facilidade de manutenção também é uma prioridade no desenvolvimento dos seus equipamentos. Por isso, um centro de serviço ao nível do solo oferece acesso facilitado ao interruptor de desconexão e pode ser equipado com um horímetro opcional e um interruptor de luz de acesso/saída. Os eixos de roletes maiores também auxiliam a limpeza.
Outros recursos opcionais permitem fácil acesso ao piso da cabine, se necessário, bem como uma remoção da cabine em 30 minutos. Já a plataforma opcional com corrimão torna o reabastecimento mais fácil e seguro.

É possível, ainda, optar por um ventilador hidráulico reversível, que segundo a Caterpillar, ajuda a remover os detritos enquanto a máquina está operando, economizando tempo de limpeza e manutenção.

Recursos tecnológicos

A inovação é uma importante aliada do novo trator de esteiras Cat®D7. O equipamento possui uma variedade de opções tecnológicas fáceis de usar e que ajudam a maximizar o retorno sobre o investimento no equipamento. Além, é claro, de facilitar o trabalho do operador.

De acordo com a Caterpillar, todos os recursos tecnológicos foram projetados para ajudar os novos operadores a se tornarem mais produtivos em menos tempo e os experientes a realizarem o trabalho de maneira mais rápida e com menos esforço.

Confira as ferramentas que a empresa indica estarem disponíveis no equipamento:

Lâmina Estável: trabalha perfeitamente com os comandos de lâmina para reduzir as imperfeições e produzir uma superfície mais lisa de forma rápida durante a operação manual.

Indicação da Inclinação: padrão em todas as máquinas, mostra a elevação principal da máquina e a inclinação transversal à direita na tela principal, para referência simplificada.

 Cat Grade com Slope Assist™: mantém a posição da lâmina predeterminada pelos operadores, tanto na elevação quanto na inclinação, sem a necessidade de um sinal de GPS, hardware ou software adicional. Funciona nos modos manual ou automático.

Monitor de Carga da Lâmina¹: fornece dados em tempo real sobre a carga atual em comparação à carga ideal da lâmina, com base nas condições do terreno. Monitora ativamente a carga da máquina e o deslizamento das esteiras para ajudar o operador a alcançar a melhor capacidade de empuxo.

 AutoCarry™¹: automatiza o levantamento da lâmina para ajudar a manter a carga consistente e reduzir o deslizamento das esteiras. É compatível com os sistemas Cat Grade com 3D e, também, pode ser utilizado quando o trator não estiver no modo automático.

 Controle de Tração¹: reduz temporariamente a força das esteiras caso um alto deslizamento seja detectado. Assim, o operador pode ajustar a carga da lâmina e limitar o deslizamento das esteiras. Esta opção economiza tempo, esforço, combustível e desgaste da esteira.

 ARO – Preparação para Acessório: (ARO – Attachment Ready Option) opção que traz de fábrica os principais sensores e fiação preparados para a fácil instalação de um sistema de controle de nivelamento totalmente integrado ou sistemas instalados na lâmina.

ARO com Pacote De Tecnologia Assist: opção pronta para o controle do nivelamento que acompanha recursos de assistência que funcionam em segundo plano para ajudar os operadores a fazerem mais em menos tempo.

Cat Grade com 3D: integrado de fábrica, é uma ferramenta que traz produtividade a partir do sinal de GPS para ajustar automaticamente os movimentos da lâmina – tanto de elevação quanto de inclinação – segundo o projeto de trabalho.

O sistema GPS automatiza os movimentos da lâmina em aplicações de nivelamento preciso e de laminação de produção, reduzindo inserções manuais do operador em até 80%. A tela de nivelamento intuitiva de 10 polegadas – sensível ao toque – funciona como um smartphone. Enquanto as antenas pequenas são integradas ao teto da cabine com a finalidade de oferecer mais proteção.

Os receptores GPS são montados internamente, de maneira a ficarem protegidos com o travamento das portas da cabine. Já a plataforma com o sistema operacional Android permite a instalação de aplicativos personalizados para mais versatilidade.

Controle Remoto Pronto: este pacote da cabine Premium inclui o cabeamento pronto para o controle remoto, o que permite que o revendedor instale uma unidade de controle remoto “plug-and-play” (conectar e utilizar) no teto.

Cat Command: fornece uma solução de controle remoto para a segurança melhorada e maior produtividade e é oferecida como um Controle de Comando para o controle remoto “linha de visão” (LOS – line-of-sight), ou com uma Estação de Comando e controle remoto “sem linha de visão” (NLOS – non-line-of-sight).

Conhece a telemática Cat Link?

A tecnologia de telemática Cat Link ajuda a eliminar a complexidade do gerenciamento dos locais de trabalho, reunindo dados gerados pelos equipamentos, materiais e pessoas, e apresentando em formatos personalizáveis, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Confira a lista da Caterpillar de algumas dessas opções disponíveis para o novo trator de esteiras Cat® D7:

Product Link™: coleta informações de maneira automática e precisa dos equipamentos de qualquer tipo e marca que podem ser exibidos online por meio de aplicativos móveis e da web. A empresa afirma que é possível acessar informações a qualquer hora e lugar com o VisionLink® e utilizar os dados para tomar as melhores decisões, aumentando assim a produtividade com custos mais baixos. Também fica disponível realizar uma assinatura personalizada com relatórios por celular, via satélite ou ambos.

Cat App: aplicativo que ajuda a gerenciar os ativos a qualquer momento diretamente de seu smartphone. Segundo a fabricante, é possível verificar a localização e o horário da frota, obter alertas de manutenção críticos e até mesmo solicitar serviços do revendedor Cat local.

Diagnóstico Remoto de Falhas: economiza tempo e dinheiro ao permitir ao revendedor Cat realizar testes de diagnóstico remotamente.

Remote Flash: atualiza o software integrado de maneira prática e até 50% mais rápida em relação ao D7R, sem a necessidade de presença de um técnico no local, no momento que for mais conveniente ao operador.

Perfil do Aplicativo e ID do Operador: ajudam a economizar tempo salvando as preferências de operação da máquina para cada operador.

Sistema de Segurança da Máquina: oferece um nível adicional de segurança ao exigir do operador o desbloqueio do trator usando uma senha na tela ou uma chave Bluetooth®.

Configurações personalizadas

A Caterpillar informou que permite que o cliente customize o novo D7 direto da fábrica. É possível escolher variadas opções para proteger tanto a máquina quanto o operador em aplicações severas como em atividades florestais e em aterros sanitários.

Entre as ferramentas disponibilizadas pela marca, existem tipos de sapatas de esteiras e de lâminas especiais que podem ser angulares, semiuniversais ou retas, dependendo da aplicação.

Também é possível solicitar uma proteção da máquina contra impactos e material rodante específico, como a Esteira com Pinos de Retenção Positiva, ideal para condições de alto impacto.

Para proteger a máquina da alta concentração de detritos suspensos no ar, a empresa disse que oferece aos clientes purificadores, telas e limpadores nas janelas. Outro benefício do equipamento são as conexões de fábrica que facilitam a instalação de acessórios no D7, como guincho ou ripper.

Manipulador de Resíduos

Outro diferencial que o trator de esteiras D7 traz é o fato de possuir a configuração especial de Manipulador de Resíduos para aterros sanitários. Este recurso proporciona proteção especializada, barras percursoras de para-choque e vedações que ajudam a proteger a máquina de impacto e detritos acumulados no ar ou oriundos do escapamento.

Uma das vantagens dos recursos especializados de tratamento é que eles ajudam a liberar um ar mais limpo para a máquina. Além disso, o equipamento possui um sistema de arrefecimento para alta concentração de detritos com hélice reversível automática e espaços para fácil acesso para limpeza.

Outra característica é o radiador resistente que ajuda a reduzir a obstrução e a cabine com portas de policarbonato e duas janelas com painel duplo, o que elimina a necessidade de telas para as portas. De acordo com a Caterpillar, a proteção térmica laminada no motor facilita as operações em aplicações com muito detrito.

Já as lâminas especiais para aterro sanitário são equipadas com uma grade de lixo para aumentar a capacidade produtiva quando a máquina trabalha em materiais mais leves.

“O material rodante para Serviços Pesados com Vida Útil Estendida (HDXL) inclui rodas-guias lacradas para ajudar a evitar que detritos se enrolem e danifiquem os lacres e as sapatas de esteira com orifício central ajudam a ejetar os detritos e a otimizar o D7 Manipulador de Resíduos”. complementa o especialista em aplicação de produtos da Caterpillar, Leandro Amaral.

Empresa: Caterpillar

Site: www.cat.com

Revendedores: Sotreq, Pesa

(Fonte: Redação EaeMáquinas)

 

 

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Sobre Nós

A Revista EaeMáquinas, de circulação bimestral, é o melhor guia de compras do setor de máquinas; relacionando as empresas, revendas e distribuidoras de equipamentos, peças, prestadores de serviços e notícias relacionadas ao mercado.

Contato: [email protected] — Tel.:11- 4604-8046

Siga-nos

Deixe seu Email para acompanhar as novidades

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!