Modelo LW300KV traz mais eficiência para o setor da construção

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Crédito: Tharson Lopes

A XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group), empresa chinesa fabricante de equipamentos de construção com quase 80 anos de experiência no mercado, lançou no país a pá carregadeira modelo LW300KV que possui capacidade operacional de carregamento de até três toneladas e realiza diversos tipos de atividades.

Segundo o engenheiro responsável de pás carregadeiras da XCMG Brasil, Washington Gomes, um dos diferenciais do novo produto é que ele possui peças opcionais como: garfo de carregamento, garra para uso florestal e braço de movimentação de materiais. Essa gama de equipamentos permite que a máquina possa ser usada em diferentes segmentos, como, por exemplo, na construção civil, em terminais, areais, pedreiras, mineração, entre outros locais.

“Há diferenças significativas comparando com produtos concorrentes e que estão relacionadas à economia de combustível, baixos custos de manutenção, baixa emissão de poluentes, alta eficiência, confiabilidade e conforto”, explicou.

O profissional acrescentou ainda que a máquina é amplamente utilizada em construções rodoviárias, municipais, pátios de areia e cascalho, pátios de carvão, grãos e outras aplicações de transbordo de materiais desagregados. “Ela possui a combinação perfeita entre força e economia de energia patenteados pela XCMG e um motor econômico em baixa rotação, consumindo até 10% menos combustível do que produtos similares na indústria”, afirmou.

O equipamento, de acordo com o engenheiro, apresenta vantagens importantes em comparação com os disponíveis no mercado da construção em termos de conservação de energia, eficiência e conforto do operador.

Uma dessas vantagens é o fato desta pá-carregadeira possuir capacidade nominal operacional de até 3.000 kg. Além disso, ela pode chegar a 4,8 metros de altura e com o sistema automático de nivelamento. Quando falamos de especificações de operação, o tempo de elevação da caçamba com carga nominal é de 5 segundos, já o tempo de ciclo total de operação é de pouco mais de 9 segundos.

Com tecnologia exclusiva da marca chinesa, a modulação do motor possui três dispositivos: serviços leves, intermediário e pesado. Ainda com foco na economia, possui três módulos de operação: econômico, normal e força total. Isso permite que o operador da máquina selecione a opção conforme o tipo de trabalho a ser realizado. Essa funcionalidade garante uma possibilidade de economia de combustível de até 15%.

O equipamento ainda dispõe de seletora de marcha, fazendo com que com apenas um toque a máquina volte para a primeira marcha, levando mais facilidade para o operador. Além disso, ela também controla a lubrificação ideal para o equipamento, tornando sua vida útil mais longa.

A máquina conta com motor turbo alimentado a diesel de seis cilindros, injeção direta, quatro tempos, refrigeração a água, e potência bruta de 130 HPs e líquida de 127 a 128 HPs. Esse motor disponibiliza um alto desempenho que resulta em durabilidade e uma operação superior.

“A LW300KV é um equipamento muito econômico em termos de manutenção e de fácil operação. Com mecânica simples, a máquina não exige ferramentas de alta complexidade e ao mesmo tempo proporciona alta durabilidade, versatilidade e disponibilidade”, reforçou Washington Gomes.

Quando o assunto é segurança, o equipamento foi desenvolvido com freios com atuação sobre a transmissão principal, de estacionamento eletrônico e liberado hidraulicamente, e com dispositivo de acionamento em caso de falha do sistema hidráulico ou interrupção de operação.

Pensando no conforto do operador, a cabine é climatizada e ergonômica. Ela possui sua coluna de direção com ajuste de deslocamento e altura, regulagem do banco junto ao complemento, painel moderno que possibilita a codificação de erro do motor, o que facilita no momento da manutenção preventiva.

“O equipamento conta com um novo tipo de cabine com estrutura que garante a segurança do operador, além de um amplo espaço, amplo campo de visão e conforto líder do setor”, ressaltou o engenheiro responsável de pás carregadeiras da XCMG Brasil.

Já o painel de instrumentos é equipado com horímetro, indicador do nível de combustível, tacômetro, indicador de temperatura do fluído de arrefecimento e indicador de pressão de óleo. Assim como autodiagnóstico de sistema de falhas. No sistema elétrico conta com faróis dianteiros, luz de freio de estacionamento e faróis de trabalho, sendo dois na dianteira e dois na traseira, proporcionando um trabalho mais seguro com alto desempenho.

O diretor comercial da XCMG Brasil, Renato Torres, explica que a pá carregadeira LW300KV foi desenvolvida para atender a necessidade do mercado de um equipamento com a força de uma máquina de médio porte e a versatilidade de uma máquina de pequeno porte, trazendo maior mobilidade e produtividade aliadas ao baixo consumo de combustível e baixo custo de manutenção.

A máquina da XCMG também é reconhecida por sua robustez e alta performance no ramo. Outra vantagem é o design que, para gerar mais produtividade para o trabalho, aumentou a distância entre eixos, gerando assim menor desgaste das rodas traseiras do equipamento.

“O equipamento possui uma distância entre eixos longa que proporciona uma melhor manobrabilidade na operação, menor raio de giro e menor desgaste dos pneus. A força de tração é superior a 95 toneladas, a força de desagregação é superior a 13,0 toneladas, a capacidade de trabalho é líder na indústria e pode superar várias condições de trabalho adversas”, explicou o engenheiro responsável.

A pá carregadeira LW300KV é uma representante dos diversos modelos de extrapesados da empresa que possui a maior fábrica fora da China situada na América Latina.

 

E a expectativa da empresa é expandir suas operações prezando pela entrega de qualidade e confiança. O diretor comercial da XCMG Brasil explica que o primeiro semestre de 2021 foi de grandes resultados para a XCMG, e acredita que os próximos meses também serão surpreendentes. Isso porque há grandes lançamentos de máquinas e uma enorme demanda pelos nossos equipamentos.

“No dia 20 de julho, a XCMG chinesa enviou cerca de mil containers trazendo peças para a XCMG do Brasil, sendo este o maior pedido de exportação de lote único para a XCMG nos últimos cinco anos. Este marco na XCMG, que é a terceira maior empresa de máquinas pesadas do mundo, mostra o quanto o mercado está aquecido e movimentado, e nós estamos prontos para atender as demandas necessárias”, reforçou Renato Torres.

Confira cada um dos itens que fazem da LW300KV o destaque do mercado de pás carregadeiras:

  • Cabine Rops/Fops (Segurança;.
  • Visibilidade da cabine – permite visualizar melhor o posicionamento das rodas e contribui com uma excelente visão dos pontos de descarregamento e desagregação;
  • Conforto da cabine – Ergonômica com espaço aumentado em 20%, possui movimento interativo do banco individualmente e com o apoio dos braços deslocando o joystick para melhor conforto;
  • Cabine com isolamento acústico;
  • Cinto de segurança retrátil (Segurança);
  • Ajuste do volante, permitindo alteração da altura e da profundidade;
  • Seletor de modo de trabalho baixo, médio e alto;
  • Difusores de ar-condicionado bem distribuídos;
  • Ventilador (item de série);
  • Sistema de som;
  • Faróis superiores de led;
  • Nivelador automático da caçamba e do braço;
  • Freio a disco (manutenção fácil e barata);
  • Freio hidráulico (habilidade e eficiência);
  • Precleaner – sistema de limpeza do ar mais eficiente, resultando em um filtro mais duradouro;
  • Disponível sistema de ar comprimido (armazenamento de ar comprimido que pode ser útil para serviços de calibragem e limpeza);
  • Motor bem posicionado com fácil acesso;
  • Maior eficiência da refrigeração dos sistemas, devido ao posicionamento dos radiadores, que estão posicionados de modo estratégico, tornando o trabalho mais adequado;
  • Dispositivos de segurança, como a trava de do cilindro do braço e trava de giro que impossibilita um esmagamento;
  • Conectores de tomada pressão para facilitar o diagnóstico, posicionados abaixo da cabine de fácil acesso;
  • Transmissão Powershift;
  • Engate rápido para desacoplamento de caçamba (maior eficiência e agilidade nas trocas dos implementos).

Banco XCMG

Ao identificar que os setores da indústria, infraestrutura e agronegócio têm características que demandam opções específicas de crédito, a XCMG criou um banco com expertise para apresentar soluções financeiras que atendam a necessidades por avanço tecnológico.

O XCMG Bank é o braço financeiro do grupo chinês composto por empresas na indústria de maquinário de construção. A instituição financeira estreou em 2020 as operações no Brasil com capital inicial de R$ 100 milhões. Trata-se da primeira instituição financeira com capital 100% estrangeiro a obter autorização de funcionamento e operação junto ao Banco Central (BC). Sediado em Pouso Alegre, no Sul de Minas, o banco conta também com escritório em São Paulo.

O diretor comercial da XCMG Brasil, Renato Torres, explica que o banco tem por objetivo ser especializado na oferta de produtos financeiros, específicos para os clientes do grupo econômico, ligados ao segmento de infraestrutura, bem como, financiar a rede de concessionárias

“Neste sentido, o Banco XCMG traz como diferenciais competitivos, profundo conhecimento do segmento de atividade a ser explorado, agilidade operacional e custos competitivos de seus produtos. Além da capacidade de customização dos produtos financeiros para atender às necessidades específicas de seus clientes”, afirmou Torres.

A instituição oferta produtos financeiros diversos, como financiamento de máquinas, leasing, CDC, capital de giro, antecipação de recebíveis, produtos de tesouraria como CDB (Investimento) e linhas de crédito do Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame), tanto aos clientes do grupo como aos revendedores e a indústria de modo geral. Assim como, conta com opções de prazo e taxas mais competitivas para atender as reais demandas dos setores industrial e do agronegócio.

O objetivo do XCMG Bank, de acordo com a empresa, também é apoiar os negócios do próprio grupo no Brasil e também ampliar o leque de serviços para empresas chinesas do ramo industrial em operação na América Latina. A expectativa é de movimentar R$ 300 milhões em operações de crédito até o final de 2021, com meta é atingir o break even point em dois anos.

História de crescimento

Atenta às movimentações do comércio e com foco na internacionalização da empresa, a XCMG entra no mercado brasileiro no ano de 2004, tornando-se pioneira ao introduzir os produtos chineses do setor no país, onde iniciou suas atividades através de distribuidores oficiais.

Segundo a empresa, diante do reconhecimento do mercado e de acordo com sua estratégia de crescimento, a XCMG viu a oportunidade de instalar sua nova fábrica no país, a fim de se expandir e se consolidar no mercado latino-americano.

A empresa iniciou então obras de implantação em Pouso Alegre, em Minas Gerais, onde comemorou o lançamento da pedra fundamental ao final de 2012 e inaugurou oficialmente sua fábrica em 2014.

A fábrica ocupa uma área de 1 milhão de metros quadrados, dos quais 150 mil são de construção de galpões. São quatro galpões principais de produção e mais de 10 instalações auxiliares, gerando todas as condições necessárias para a preparação de peças, solda, usinagem, montagem de máquina inteira e pintura.

O diretor comercial da XCMG Brasil, Renato Torres, explica que entrar no mercado brasileiro foi uma decisão certeira para a empresa. “A conexão de culturas e experiências ajudou ainda mais esses anos de sucesso por aqui. O Brasil é o país que a XCMG se dedicou e confiou para a montagem e produção de produtos na América Latina. Recebemos demanda e temos representantes em diversos países na América do Sul, assim expandindo nossos horizontes e levando mais qualidade e tecnologia”, declarou.

De acordo com a empresa, a capacidade anual de produção da XCMG chega a sete mil máquinas. “Atualmente, são produzidas principalmente seis famílias de produtos: caminhão guindaste, retroescavadeira, carregadeira, escavadeira, motoniveladora e rolo compactador, todos com a possibilidade de aquisição através de FINAME (Agência Especial de Financiamento Industrial)”, destaca a companhia.

Além disso, conta também com um Centro de Distribuição de Peças e Serviços para América Latina localizado na cidade de Guarulhos em São Paulo. O espaço ocupa uma área de 50 mil metros quadrados e abriga um Centro de Treinamento credenciado pela fábrica.

A XCMG está preparada para atender a demanda de máquinas já existentes no mercado brasileiro, e também de novos equipamentos e máquinas a serem introduzidos no país. De acordo com a companhia, a capacitação técnica proporcionada pela XCMG é um item essencial para o melhor aproveitamento de toda a tecnologia dos nossos produtos, facilitando assim a operacionalidade por parte do cliente.

Com distribuidores por todo país e clientes que demonstram satisfação em obter seus produtos, a XCMG disse que busca sempre se desenvolver para conquistar mais clientes e parceiros, para se tornar uma empresa de classe mundial.

Tradição é a força

Enquanto a presença no Brasil é recente, a história do Grupo XCMG já ultrapassa três décadas. A primeira unidade foi fundada na China e, assim, passou a ocupar uma posição de liderança no setor de máquinas pesadas. Atualmente é a 3ª maior do mundo neste setor e a 1ª em seu país de origem.

O Grupo é constituído por diversas fábricas de máquinas pesadas para construção civil, tendo assim, a capacidade de produzir em grande escala, com variedade de produtos e tendo uma linha completa e competitiva para o mercado.

Os principais produtos da marca são, por categoria: guindastes, terraplenagem, pavimentação, perfuratrizes, elevação e concretagem. Dentre eles, 70% já é líder nacional e 20% mundial em seu segmento.

A XCMG tem como sede o Centro de Tecnologia e o Instituto de Pesquisa para Máquinas de Construção em Xuzhou, na China. De acordo com a empresa, todo o investimento em tecnologia, pessoal qualificado e qualidade de seus produtos faz com que a XCMG ocupe o primeiro lugar na lista do setor de máquinas para construção, conforme as estatísticas do Centro de Tecnologia de Empresas Chinesas.

A companhia informou ainda que aderiu ao compromisso de assumir grandes responsabilidades, percorrer um longo caminho e alcançar grande êxito, assim como o espírito de empresa séria, prática, progressiva e inovadora.

No mundo, a empresa estabeleceu uma rede de comercialização bastante ampla, são mais de 110 distribuidores oferecendo seus produtos e serviços por diversos países, incluindo o Brasil que já conta com dezenas de revendedores e assistências técnicas.

Para saber mais acesse: https://www.xcmg-america.com/

(Fonte: Redação EaeMáquinas)

 

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

x

Assine já EaeMáquinas​

R$60,00 /ano

ASSINAR AGORA!

Sobre Nós

A Revista EaeMáquinas, de circulação bimestral, é o melhor guia de compras do setor de máquinas; relacionando as empresas, revendas e distribuidoras de equipamentos, peças, prestadores de serviços e notícias relacionadas ao mercado.

Contato: [email protected] — Tel.:11- 4604-8046

Siga-nos

Deixe seu Email para acompanhar as novidades

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!