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Crescimento da produção de caminhões e dos agronegócios aquecem locação…

Crescimento da produção de caminhões e dos agronegócios aquecem locação de veículos pesados
Crescimento da produção de caminhões e dos agronegócios  aquecem locação de veículos pesados
Demanda cresce 34,5% este ano na Ouro Verde, que já está negociando veículos para 2022
Locação é saída para reduzir custos das operações e driblar falta de componentes na indústria automotiva
O aumento da produção de caminhões e o crescimento dos agronegócios estão gerando impactos positivos no segmento de veículos pesados, segundo a Ouro Verde, uma das maiores empresas do segmento.

A produção de caminhões dobrou no país de janeiro a setembro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando 58,1 mil unidades, conforme dados da Anfavea. Já o PIB do agronegócio cresceu quase 10% no primeiro semestre deste ano, comparado com os primeiros seis de 2020, segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“Neste contexto, vimos a demanda por caminhões e equipamentos agrícolas aumentar 34,5% nos primeiros nove meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020. Inclusive, dobramos a nossa equipe de consultores comerciais devido à alta demanda”, afirma Marluz Cariani, head comercial da área de Pesados da Ouro Verde.

O segmento de veículos pesados é uma das principais frentes de negócios da companhia, com frota formada por caminhões, equipamentos e maquinários para os segmentos de agronegócio, saneamento, infraestrutura, construção civil, industrial, florestal, mineração, portos, entre outros, com atuação nacional e contratos que variam entre três e sete anos.

“São segmentos que necessitam de veículos bem específicos e equipamentos de ponta e também requerem expertise para manejá-los. Por isso, desenvolvemos uma plataforma full service, oferecendo locação, manutenção e operação de automóveis, caminhões, equipamentos agrícolas e de construção ao mercado”, explica o executivo. Com mais de 48 anos no mercado, a Ouro Verde é pioneira na gestão de frotas no segmento de cana-de-açúcar, que atende há mais 30 anos.

Frota maior para agilizar as entregas

Com a falta de componentes afetando o mercado automotivo, a Ouro Verde tem investido de forma significativa na ampliação de frota para atender mais rapidamente os clientes. No terceiro trimestre deste ano, a frota total cresceu 44% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 31.142 veículos, após recorde histórico no volume de investimento em um mesmo ano, com R﹩ 1,138 bilhão em recursos aplicados nos nove primeiros meses de 2021. Deste total, 8.670 unidades são do segmento de pesados.

“Aliás, nos primeiros nove meses deste ano, a companhia realizou o maior volume de investimentos da nossa história. Já superamos em 64% todo o valor aplicado em 2020 e, quando comparamos com os primeiros nove meses do ano passado, o crescimento foi de 132,9%. Além dos veículos atualmente disponíveis para locação, já estamos negociando as novas unidades para 2022. O segmento de pesados requer antecipação”, ressalta Marluz Cariani.

A terceirização, gestão de frotas e de mão-de-obra especializada para o manuseio de maquinários e equipamentos da Ouro Verde gerou receita líquida de serviços de R﹩ 468 milhões nos primeiros nove meses de 2021 – um crescimento de 18,6% no comparativo direto com o mesmo período do ano anterior.

Na avaliação do terceiro trimestre de 2021, a divisão de máquinas e equipamentos pesados registrou receita líquida de R﹩ 144,7 milhões, crescimento 13,1% em relação ao 3T20, impulsionado pela ampliação da receita líquida de serviços do segmento em 13,4% e pelo aumento de 12,4% na receita gerada com a venda de ativos.

Em setembro, a companhia recebeu um aporte de aproximadamente US﹩ 40 milhões da sua controladora Brookfield, para suportar a expansão dos negócios no mercado nacional. A gestora considera incrementar essa rodada de investimento com mais US﹩ 60 milhões, a serem destinados no momento oportuno.

“Seguimos preparados para contribuir com a expansão do transporte rodoviário e a produção agropecuária no próximo ano”, diz o executivo.

Quem pode terceirizar?

Empresas de logística, indústrias, transportadoras, grandes embarcadores e até trabalhadores autônomos ligados a diversas atividades, em especial as agrícolas, farmacêuticas, varejo e e-commerce estão entre os públicos que podem ser beneficiados pela modalidade.

Além da agilidade no processo, há uma série de benefícios gerados pela terceirização de frotas de caminhões para o transporte rodoviário de cargas, que cavalos mecânicos, ¾, toco e truck, todos equipados com implementos de acordo com a necessidade do cliente.

Uma das vantagens da terceirização de ativos é a possibilidade de contratar serviços adicionais de manutenção corretiva e preventiva, e até mesmo a gestão da frota, em que um especialista faz toda a seleção, contratação e o treinamento dos operadores desses ativos.

“Um dos diferenciais da Ouro Verde é o desenvolvimento de soluções customizadas para atender clientes de diversos segmentos, oferecendo além da locação de veículos, serviços de manutenção corretiva e preventiva, para que a frota esteja sob cuidados constantes. Isso é possível por conta de uma rede de manutenção com abrangência nacional, atendendo frotas em rodovias de todo o país”, destaca Cariani.
(Fonte: Assessoria de imprensa)

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