Tratores agrícolas pequenos: produtividade e versatilidade para o dia a dia no campo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Tratores agrícolas pequenos: produtividade e versatilidade para o dia a dia no campo 

Tratores agrícolas pequenos: produtividade e versatilidade para o dia a dia no campo

Existe uma variedade de tratores disponíveis no mercado. São inúmeros modelos, marcas e tamanhos específicos dos veículos agrícolas para cada atividade a ser realizada. Por isso, antes de adquirir uma máquina é importante saber qual tipo de equipamento ideal para a sua demanda.

Uma das diferenças dos equipamentos está no tamanho, que pode variar de acordo com a operação que vai exercer. São eles: grande (com potência do motor acima de 200 cv), médio (de 100 a 200 cv) e pequeno (até 100 cv).

Os tratores pequenos são compactos e versáteis, pois podem ser usados em todos os tipos de propriedades, além de economizarem combustível. São equipamentos utilizados no cultivo, preparo do solo, plantio e atividades do cotidiano no campo.

Nesta edição do Comparativo da Revista EaeMáquinas selecionamos as melhores opções de tratores agrícolas pequenos disponíveis no mercado para que você escolha qual a opção mais adequada para a sua fazenda.

Agrale 5105

indicado para propriedades de dimensões variadas,
Agrale 5105

A Agrale, empresa que atua no setor desde 1962, apresenta nesta categoria, o modelo 5105 que é indicado para propriedades de dimensões variadas, pois possui alto desempenho e economia em operações de cultivo, forragem, entre outras.

De acordo com a empresa, este veículo agrícola é robusto e versátil e é adequado para os mais diversos tipos de aplicações e culturas. O veículo agrícola é equipado com motorização Perkins de 102 cv, com quatro cilindros verticais em linha, que possui maior durabilidade e proporciona uma manutenção rápida e barata, além de ter baixo consumo de combustível.  Além do torque de 42 kgf.m (412 N.m) a 1.400 RPM.

indicado para propriedades de dimensões variadas,
Agrale 5105

Em relação a embreagem é composta por duplo disco seco com acionamento hidráulico. Seu sistema hidráulico possui pressão de 180 kgf/cm², com vazão máxima 99,5 L/min a 2200 RPM. Vem com controle remoto de série, com engate rápido e 2 linhas de pressão, engate 3 pontos na categoria II e capacidade levante 2.600 kg (opcional 3.300 kg).

O trator tem transmissão de série 12×12 com inversor de marchas, que possibilita maior produtividade nas operações que necessitem de muitas manobras e disponibilidade de cabine de fábrica.

“O Trator 5105 tem como principal característica a versatilidade”, destaca a Agrale.

Case Farmall 100

pode ser utilizado em diversas aplicações e em diferentes tamanhos de propriedade
Case Farmall 100

Quem busca robustez, a Case IH, marca da CNH Industrial, destaca o modelo Farmall 100, de 101 cv, que pode ser utilizado em diversas aplicações e em diferentes tamanhos de propriedade, além de apresentar alto desempenho na pecuária.

Os motores têm quatro cilindros com turbo intercooler. Eles também têm nível de emissão Tier 3 (MAR-I). “Os valores de reserva de torque são um dos mais elevados para essa categoria de tratores dentro do mercado”, diz o gerente de Marketing de Produto da Case IH, Lauro Rezende.

Outro destaque é o tanque de combustível. “Todos os modelos têm 140 litros de capacidade de armazenamento, sendo composto pelo tanque principal de 87 litros, somados ao tanque auxiliar de 53 litros. Ambos têm proteção metálica”, informa Rezende

pode ser utilizado em diversas aplicações e em diferentes tamanhos de propriedade
                           Case Farmall 100

Os tratores oferecem três tipos de transmissão: 12X4 (somente como opcional para o Farmall 80), 12X12 e 20X12. As transmissões de 12×4 contam com três grupos de quatro marchas, além da ré, que também tem quatro marchas. Já a transmissão de 12×12  apresenta os mesmos três grupos com quatro marchas e conta com a alavanca de reversão de velocidade (Shuttle Command®). Para esta transmissão, está disponível a opção creeper (redutor de velocidade), ampliando o número de marchas para 20×12 e incluindo velocidades de deslocamento baixas a partir de 300 m/h.

O reversor eletro-hidráulico PowerShuttle está disponível como opcional para os modelos Farmall 80, 90 e 100, nas versões plataformada e cabinada, somente para as transmissões 12×12.

John Deere série 6J

Tratores agrícolas pequenos: produtividade e versatilidade para o dia a dia no campo
               John Deere 6100J

A linha de tratores da série 6J, da John Deere, é ideal para quem procura versatilidade e tecnologia. Com potência de até 210 cv, os tratores da série são compostos por motor de 4 cilindros e chegam a ter entre 28% e 32% de reserva de torque.

“O tamanho compacto, somado à potência, economia e ergonomia do 6J, o torna um item de desejo do pequeno e do médio produtor. Neste caso, destacamos o modelo 6100J  que possui a potência máxima de 100 cavalos”, destaca o diretor de vendas da John Deere Brasil, Marcelo Lopes.

Cabine 6100J

Outro diferencial é sua linha de transmissão PowrQuad™, controlada por três alavancas, que permite a troca de marchas sem acionar a embreagem e sem interrupção da transmissão de potência para as rodas.

A empresa destaca ainda a tecnologia PermaClutch 2™, composta de embreagem autoajustável que compensa automaticamente o desgaste dos discos, mantendo o máximo da capacidade de transmissão, diferindo-a dos tradicionais sistemas mecânicos e embreagens a seco.

“Na linha 6J combinamos robustez, tecnologia e uma maior economia ao produtor. Na nossa visão todos devem ter acesso aos recursos tecnológicos que temos no mercado. Com isso, aliamos tecnologia e inteligência para a tomada de decisão assertiva do produtor”, lembra Lopes.

Massey Ferguson MF 4410 – 105cv

Tratores agrícolas pequenos: produtividade e versatilidade para o dia a dia no campo
       MF 4410- 105cv

O modelo MF 4410, da Massey Ferguson, oferece conforto e capacidade operacional. Voltado para pequenas propriedades, o trator é ideal para o preparo do solo, plantio e atividades diárias. O modelo pertence à Série MF 4400 e apresenta 20% mais durabilidade do motor e 10% mais economia de combustível, tudo isso com mais simplicidade na operação.

Possui boa capacidade hidráulica, fácil manutenção e baixo custo. Oferece quatros transmissões: 8Fx4R que é voltada para operações simples; 16Fx8R, para quem busca precisão na velocidade de trabalho, como plantio; 12Fx8R redutor para aqueles que demandam baixas velocidades de deslocamento e 12Fx12R reversão mecânica para mais agilidade em áreas que exigem muita manobra.

O modelo é equipado com motor AGCO Power de 3 cilindros eletrônico – adequado ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) MAR-I – que apresenta respostas mais rápidas e maior torque em baixas rotações. Além de possuir um sistema inteligente que garante melhor queima do combustível, promovendo um menor consumo e monitoramento em tempo real por meio de sensores espalhados no motor.

As alavancas de transmissão são posicionadas lateralmente.

O MF 4400, de 105 cv, possui vazão de controle remoto de 55 litros. Com design moderno, conta com uma grande capacidade de vazão hidráulica e de levante com 3.800 kg. Possui dois faróis auxiliares de trabalho no teto da cabine, na versão cabinada de fábrica, o que facilita trabalhos noturnos.

As alavancas de transmissão são posicionadas lateralmente, além disso, a cabine possui ampla visibilidade, permitindo uma maior ergonomia e ainda um painel intuitivo que mostra as informações em tempo real para o monitoramento.

New Holland TL5.100

Tratores agrícolas pequenos: produtividade e versatilidade para o dia a dia no campo
New Holland TL5.100

Já quem busca um equipamento multitarefas, a New Holland disponibiliza o modelo TL5.100 que tem motor FPT S8000 Tier 3, Turbo Intercooler, 4 cilindros, torque de 380 Nm e reserva de torque de 27%.

O propulsor é conectado a uma transmissão totalmente sincronizada e conta com versões 12×12 e 20×12 (super redutor) com reversão mecânica e 12×12 Power Shuttle com reversão hidráulica, que permite reversão de sentido do trator sem a utilização do pedal de embreagem.

O bloqueio e tração de acionamento eletro-hidráulico facilitam o trabalho no campo e a direção hidrostática de 29 l/min independente permite ao sistema hidráulico disponibilizar todo o fluxo da bomba de engrenagens de 44,5 l/min diretamente às 3 válvulas do controle, sendo 1 com função de flutuação.

Tratores agrícolas pequenos: produtividade e versatilidade para o dia a dia no campo
New Holland TL5.100

Outro destaque está nos 3.600 kg de capacidade de levante hidráulico e nas duas opções da TDF disponíveis, sendo 540 e 540E rpm, que deixa o TL5 ainda mais preparado para os diferentes tipos de implementos.  “São mais de 20 anos que o TL5 acompanha o desenvolvimento da agricultura, sendo o grande parceiro dos pequenos, médios e grandes agricultores e um dos tratores mais vendidos do Brasil. Com versões plataforma e cabine, os modelos da linha estão preparados para atender às diferentes atividades do campo, pois trazem em seu DNA a confiabilidade que o agricultor realmente necessita”, afirma o especialista em Marketing de Produto da New Holland Agriculture Juliano Perelli.

De acordo com o gerente de Marketing de Produto para Tratores da New Holland Agriculture, Saulo Silva, a linha TL5 foi exclusivamente desenvolvida para entregar maior conforto com o menor custo operacional do mercado. “São tratores robustos, versáteis e resistentes”, pontua.

Além disso, o trator possui como opcional o piloto automático elétrico XCN-750 + EZ-Pilot Pro, que proporciona uma interface de trabalho totalmente nova e intuitiva baseada no sistema Android, facilitando as operações do dia a dia.

Valtra Série A4s – 99CV

Tratores agrícolas pequenos: produtividade e versatilidade para o dia a dia no campo
Valtra Série A4s – 99CV

O trator 94s, da série A4 da Valtra, é ideal para tarefas que buscam força, agilidade, precisão e economia. O modelo tem recursos tecnológicos avançados, como o reversor Power Shutlle, que facilita a mudança de marchas e permite realizar as trocas de direções com ajuste de sensibilidade.

Equipado com cabine de fábrica, possui baixo nível de ruídos e design global, mantendo a economia e facilidade na operação, possibilitando maior conforto para longas jornadas.

O trator A94s, de 99cv, traz como diferencial sua eficiência operacional: são 5% a mais de hectares trabalhados por hora, o que permite melhor aproveitamento da janela de cultivo. O modelo é 15% mais econômico do que outras opções do mercado devido ao motor AGCO Power combinado ao sistema de gerenciamento eletrônico.

Tratores agrícolas pequenos: produtividade e versatilidade para o dia a dia no campo
                   Valtra Série A4s – 99CV

O veículo agrícola tem maior durabilidade, podendo alcançar 12% mais de vida útil do que as opções do mercado, demandando pouca manutenção. De acordo com a marca, ele conta com duas opções de reversor: eletro-hidráulico e mecânico. A versão eletro-hidráulica permite a troca de direção sem o acionamento do pedal da embreagem.

A Valtra informa que o trator ainda pode ser equipado com a tecnologia do sistema Valtra Guide, by Trimble, para que a aplicação de insumos a lanço seja 15% mais econômica. “A vazão hidráulica de 65 l/min, somada à alta capacidade de levante, proporciona um trator de alto rendimento com um baixo consumo de combustível, combinação que resulta em alta produtividade e potência”, explica a fabricante.

Sua transmissão oferece 12 marchas à frente e 12 à ré. Para quem precisa trabalhar com um alto torque em velocidades extremamente baixas, as máquinas podem ser equipadas com o redutor Creeper. A tecnologia Hishift oferecida pela empresa facilita a troca de marchas sem o uso do pedal da embreagem, adicionando conforto às tarefas.

(Fonte: Redação EaeMáquinas)

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

x

Assine já EaeMáquinas​

R$60,00 /ano

ASSINAR AGORA!

Sobre Nós

A Revista EaeMáquinas, de circulação bimestral, é o melhor guia de compras do setor de máquinas; relacionando as empresas, revendas e distribuidoras de equipamentos, peças, prestadores de serviços e notícias relacionadas ao mercado.

Contato: [email protected] — Tel.:11- 4604-8046

Siga-nos

Deixe seu Email para acompanhar as novidades

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!