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Pás carregadeiras sobre rodas: mais força e produtividade nos canteiros de obras

Essas máquinas são indispensáveis na construção civil e em outras aplicações, como a mineração e agricultura, porque oferecem muita versatilidade e desempenho. A pá carregadeira é um trator equipado com uma pá na frente para carregar pedras, terras, minérios, além de realizar escavação de terrenos e terraplanagem, por exemplo.

Faz parte da classificação de máquinas pesadas e pode ser encontrada em modelos sobre rodas e sobre esteiras. Nesta matéria, a EaeMáquinas traz detalhes de seis modelos desenvolvidos por fabricantes especialistas nesse segmento no mercado brasileiro, para você comparar e escolher a melhor opção.  

XCMG LW300BR

XCMG LW300BR

Eficiência, segurança e alta produtividade. É assim que a XCMG define a pá carregadeira LW300BR, desenvolvida especialmente para atender o mercado brasileiro. O equipamento utiliza motor Cummins Brasil e caixa de velocidade controlada eletronicamente.

Outro destaque fica por conta da potência. Equipada com motor QSB6.7 (Tier 3/MAR I), turbo alimentado com 6 cilindros e injeção direta da Cummins Brasil, a carregadeira LW300BR apresenta alta potência, desempenho confiável e de fácil manutenção. O motor é instalado em uma estrutura de suporte de quatro pontos, proporcionando melhor estabilidade e amortecimento. O equipamento possui sistema de transmissão Powershift YD130, tração nas 4 rodas, com quatro marchas à frente e três à ré, proporcionando grande eficiência ao trabalho e conforto ao operador.

Com redução final planetária, eixo dianteiro é fixo e o traseiro é oscilante. O conforto, a segurança e a comodidade da cabine garantem o melhor ambiente operacional ao usuário.  Principais diferenciais: ótima vedação, reduzindo a entrada de poeira e protegendo a qualidade do ar em seu interior; ar condicionado; baixo nível de ruído; alavancas e botões adequados às questões ergonômicas; coluna de direção com ajuste de altura; painel com multifunção e central elétrica.

O equipamento conta com sistema inteligente de refrigeração independente – a ventoinha varia de acordo com as necessidades de arrefecimento, gerando economia e reduzindo o ruído. Utiliza radiadores em uma linha – a resistência do ar de arrefecimento é menor, tornando mais fácil a limpeza. O sistema de freios conta com os seguintes tipos: freio de serviço (a disco nas 04 rodas); freios hidráulicos nas 04 rodas (multidisco, banho à óleo montados internamente); e freio de estacionamento (independente do disco mecânico, operando sobre eixo de saída da transmissão, aplicado por mola e liberado hidraulicamente). O sistema de direção e trabalho é equipado com 2 bombas de engrenagem, montadas diretamente na transmissão. Quando o direcionamento da máquina não é solicitado, todo o fluxo de óleo flui para o sistema de trabalho, aumentando a eficiência da operação. A facilidade na manutenção também é outro ganho desse modelo em destaque pela fabricante. As tampas laterais do motor são do tipo “asa de gaivota”, com abertura total. Toda a inspeção diária é feita ao nível do solo. A forma de mediação de pressão do sistema é eficiente e de fácil operação.

Max 934N

MAX934N

Com tecnologia, pesquisa, dedicação, comprometimento e inovação, a Maxloader lançou recentemente sua primeira pá carregadeira fabricada no Brasil, a MAX934N. De acordo com a companhia, a nova máquina oferece ao mercado inovações para aumentar a produtividade e a lucratividade das empresas, sempre embasada nas características de força, robustez e eficiência, referências da marca.

A nova pá carregadeira MAX934N possui design externo no padrão de cores, robustez e segurança de todas as outras máquinas da Linha Construção Maxloader. Entre as inovações estão o capô basculante com abertura de 70°, que permite acesso a todos os pontos de manutenção do motor, facilitando o trabalho de mecânicos e assistentes. Detalhes como corrimãos ergonomicamente posicionados, degraus serrilhados, lanternas e faróis de LED embutidos dão um toque de modernidade na nova pá sem deixar de lado a robustez característica da máquina. 

No quesito conforto operacional, unindo conforto com praticidade de operação, na nova cabine o operador tem mais espaço interno para trabalhar, o que aumenta sua mobilidade e amplitude de visão. Com proteção ROPS/FOPS (de série), moderna e espaçosa, a cabine é apoiada sobre mancais de borracha, o que garante menor vibração e maior conforto na movimentação. Com grande área de visibilidade, a nova máquina possui vidros verdes, painel simples e completo com comandos por joystick e banco com suspensão pneumática, ambos dispostos ergonomicamente, facilitando as ações internas e protegendo a postura do operador. Acessórios como porta objetos e porta copos, favorecem a organização interna e juntamente com ar condicionado 25.000BTUs e cinto de três pontos, completam a modernidade da cabine da MAX934N. 

A pá carregadeira MAX934N está equipada com motor Cummins QSB4.5 eletrônico com 160 HP e 622 N.m de torque, além de garantir mais potência e resistência, trabalha de acordo com as normas de emissão EPA TIER 3 / MAR-1, respeitando o meio ambiente através da baixa emissão de gases e poluição sonora. Sempre pronto para pegar pesado, o motor traz o poder, a precisão e a flexibilidade, característicos dos produtos Cummins, garantindo alta performance durante muitas horas de trabalho.  O sistema de injeção possui auto diagnóstico e memória para histórico de mau funcionamento, permitindo total controle da equipe de assistência técnica sobre as manutenções e funções vitais do motor. 

A transmissão Powershift possui acionamento mecânico com válvula neutralizadora quando o freio é acionado, proporcionando um carregamento mais rápido e preciso. A tração integral nas 4 rodas garante o melhor desempenho independente do terreno onde estiver trabalhando, porque a distribuição da força do motor é melhor, o que aumenta a aderência. O freio a disco nas 4 rodas, com circuitos independentes para o eixo dianteiro e traseiro, garante a precisão e segurança na operação e deslocamentos.  Outros diferenciais como eixos com redução planetária no cubo, redutores com pinos roletados e eixo traseiro oscilante trazem maior resistência e durabilidade à máquina, além de garantirem maior tração em terrenos irregulares.

O sistema de arrefecimento da MAX934N foi desenvolvido para otimizar a troca de calor entre motor, sistema hidráulico, transmissão e intercooler com o meio externo, permitindo que a máquina trabalhe por mais horas sem parar. A ventoinha montada remotamente com acionamento hidráulico mantém o mesmo fluxo de ar independente da rotação do motor, além disso apresenta reversor automático temporizado, propiciando a limpeza periódica através da reversão do fluxo de ar. Com bomba hidráulica dedicada e acionamento por joystick, o sistema hidráulico da nova pá carregadeira Maxloader apresenta tanque com filtro de sucção e retorno, comando principal instalado na parte frontal da máquina e mangueiras da articulação posicionadas acima do pino inferior, garantindo fácil acesso e maior segurança. 

A caçamba da nova pá foi especificamente pensada para penetrar com mais eficiência no material a ser carregado. Ela tem altura de descarga em 45° e pino superior mais elevado para aumentar a alavanca, isso proporciona um maior ângulo de retro inclinação e melhora a retenção do material. As rodas por sua vez, apresentam anel e trava de segurança possibilitando a montagem de pneus com ou sem câmera, comprovando a versatilidade do novo modelo. Alguns acessórios opcionais como engate rápido pneumático, guincho para big bag e garfo paleteiro aumentam a diversidade de funções que a pá carregadeira pode executar com máxima eficiência, resistência e qualidade. A nova pá carregadeira MAX934N além dos mesmos benefícios das outras máquinas da marca, oferece diferenciais específicos para as necessidades de trabalho das diferentes regiões do Brasil, atendendo as necessidades de temperatura, capacidade, força e performance mais exigidas. Outra vantagem exclusiva da MAX934N é a fabricação nacional, fator que facilita o contato com o cliente desde a compra até os serviços de assistência técnica, acelerando processos de manutenção e revisão e garantindo maior satisfação dos clientes. 

Sem 636D

SEM 636D

A carregadeira de rodas modelo SEM636D® é um dos destaques da fabricante entre seus produtos versáteis com diversos acessórios que podem ser instalados, incluindo acoplamento de Engate Rápido (QC). Com estrutura robusta, essa máquina utiliza o conhecimento da Caterpillar em softwares de Análise de Elementos Finitos (FEA) e Análise de Tensão Estrutural na Máquina (OMSA) para assegurar durabilidade. É equipada com caçambas da Série Performance (PS), que aumentam sua capacidade de carga.

A estação de trabalho do operador premium vem com amplo espaço e visibilidade superior. De acordo com a fabricante, os amortecedores patenteados MAC proporcionam menos ruído e mais conforto. O assento é ajustável com suspensão. As janelas deslizantes e ar condicionado com recirculação aumentam o conforto do operador. Esse modelo também vem com alavanca única de mudança de marchas, e saídas de ar ajustáveis que permitem mais conforto e melhor circulação interna de ar. Os comandos são feitos mediante painel de controle com joystick para maior facilidade e precisão na operação.

A máquina ganha força e alta produtividade com motor cummins otimizado de baixa rotação e grande reserva de torque. Tudo para proporcionar maior potência provendo mais força de tração. A SEM afirma que essa versão de pá carregadeira melhor eficiência no consumo de combustível da categoria.

O trem de força confiável tem transmissão de contra-eixos com componentes internos de alta confiabilidade. Outro benefício destacado pela empresa é que a grande força de tração em primeira marcha e a alta velocidade em segunda permitem mais eficiência no carregamento e transporte de materiais. O sistema hidráulico eficiente é composto com bomba única de fluxo compartilhado, o que permite mais eficiência e maior força de desagregação; a combinação perfeita entre a velocidade da máquina e sistema hidráulico proporcionam alta eficiência.

A SEM assegura que todos requisitos de segurança de projeto são atendidos no desenvolvimento da pá carregadeira SEM636D®, seguindo o padrão de qualidade de seus produtos. O Sistema de Produção Caterpillar é utilizado em seu processo de manufatura. O acesso à cabine é feito por meio de três pontos de contato, a máquina é equipada com alarme de ré. A Sematech é a maior distribuidora das máquinas SEM no Brasil, representando oficialmente a marca em 80% do território nacional (regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste). Com uma ampla rede de atendimento, composta por Agentes Autorizados localizados em todo o seu território de atuação, a Sematech comercializa e oferece suporte técnico para carregadeiras de rodas.  A empresa oferece ainda suporte técnico especializado em todas as regiões, mecânicos treinados e qualificados pela própria empresa e disponibilidade imediata de peças (estoque central em Araçariguama (SP) e em toda a rede de Agentes Autorizados).  Presente em mais de 30 países, a SEM é conhecida mundialmente por suas máquinas de qualidade e durabilidade com baixo custo de manutenção. Alta produtividade com o melhor custo-benefício para diversos tipos de aplicação e mercados como cerâmicas, lojas de material de construção e concreteiras.

Kawasaki 70Z6

KAWASAKI 70Z6

Do extremo calor ao extremo frio em condições adversas. É assim que a KAWASAKI apresenta a performance das pás carregadeiras linha 70Z6 projetadas para aplicações em ampla variedade e condições de ambientes. Foram desenvolvidas para quem busca máximo desempenho na operação com economia de combustível.

O modelo KCM  série Z6 sobre rodas foi desenvolvido recentemente usando  o estado da arte da engenharia japonesa. Tem capacidade da caçamba de 2.2m 3 a 3.3m 3, potência do motor de 125kw e 168hp, e peso operacional de 14,720kg.

A KAWASAKI afirma que o equipamento oferece excelente qualidade, conforto ao operador e durabilidade a longo prazo. Tudo isso em uma das melhores carregadeiras de rodas na indústria. A empresa é reconhecida por ter uma longa história de pioneirismo e inovação nas carregadeiras de rodas.  Uma das primeiras fabricantes a adotar link Z, a KCM vem continuamente fornecendo à indústria produtos com engenharia de ponta. Um exemplo é a série Z6 que vem para dar continuidade a muitas características exclusivas. Essas inovações foram inspiradas pelas necessidades de clientes e operadores em todo o mundo. Segundo a fabricante, o modelo Z6 foi projetado a partir do chão até ser uma carregadora de rodas de classe mundial.

Entre os destaques, modos de energia operacionais personalizados permitem o operador selecionar a configuração de potência para ajustar na sua operação o melhor desempenho e economia de combustível. O Sistema Operacional Inteligente KCM usa uma lógica sofisticada baseada em múltiplas entradas de vários sistemas da máquina. Este sistema ajusta o trem de força e componentes hidráulicos para fornecer desempenho em várias aplicações e condições.

O novo compartimento do operador Z6 apresenta um traço de baixo perfil, portas de vidro, janela frontal panorâmica e áreas de armazenamento bem organizadas – tudo para total conforto do operador. Com ruídos reduzidos, a cabine panorâmica espaçosa oferece visibilidade total. O banco e a direção são ajustados de acordo com a posição ideal do operador.  O assento de suspensão mecânica absorve choques e vibração da máquina para reduzir estresses físicos. O monitor de visão traseira permite que o operador veja a parte traseira da máquina, incluindo uma visão atrás do contrapeso. A nova transmissão vem de série com a Modo automático, que pode selecionar automaticamente uma engrenagem ótima de acordo com a carga, reduzindo o consumo de combustível. A transmissão é de cinco velocidades que podem manter as rotações do motor com eficiência de combustível mais facilmente se comparada à transmissão convencional com quatro engrenagens de velocidade.

O modo de corte da embreagem é ajustado pela detecção da velocidade de marcha e da posição do pedal proporcionando carregamento eficiente de caminhões. Modo L, modo H e OFF são selecionáveis ​​por controle de comutação de acordo com os requisitos de trabalho, entre outras inovações. Através do compromisso a longo prazo, a KAWASAKI conta uma extensa rede de revendedores independentes e locais. A empresa reforça que seus distribuidores possuem recursos, conhecimento e pessoal para assegurar o melhor retorno sobre o investimento.

New Holland 12D Evo

New Holland Construction 12D EVO

“Uma pá de vantagens”. É assim que a New Holland Construction diz que sua linha de pás carregadeiras é reconhecida pelos clientes, pela atuação dessas máquinas nas atividades agrícolas, construção e infraestrutura. São quatros modelos oferecidos pela marca: 12D EVO, W130B, W170B e W190B.

Segundo a fabricante, a pá carregadeira 12D EVO, com configurações compatíveis com este comparativo, se sobressai pela versatilidade, desempenho,  fácil manutenção, baixo custo e fácil operação –  estes últimos itens exaltados pelos próprios clientes que já apostaram nesse novo modelo.  De acordo com Ésio Dinis,  especialista de Marketing de Produto da New Holland Construction, a máquina é uma ótima opção pela manutenção fácil e a relação custo-benefício mais vantajosa, em qualquer que seja a aplicação escolhida. Ele ressalta que a 12D EVO tem manejo simples e intuitivo, sendo uma máquina que se destaca na categoria pelo equilíbrio de força e consumo. O equipamento tem certificação quanto ao nível de emissões e vem equipado com o motor FPT de controle mecânico.

A empresa destaca que todos os modelos de pás carregadeiras da marca podem ser utilizados para padronizar o tamanho de talhões, a largura dos carreadores, as áreas de carregamento, além de construção de curvas de nível, carregamentos, limpeza de estradas, construção de barragens e abastecimento de silos. Outro destaque é que as máquinas também possuem várias opções de caçambas e uma série de características exclusivas para as demandas do setor sucroalcooleiro e da construção. Todas as pás carregadeiras New Holland Construction são equipadas com motores MAR-1/Tier 3 da FPT Industrial em conformidade com as normas de emissão de poluentes. A fabricante observa que esse modelo oferece as melhores cabines da categoria, amplas e de excelente visibilidade com certificação de fábrica ROPS/FOPS.

Case W20F

CASE W20F

Os principais diferenciais dos dois novos modelos de pás carregadeiras CASE divulgados recentemente pela marca são a durabilidade, menor custo de propriedade e consumo de combustível. O modelo W20F, por exemplo, o destaque é o motor mecânico e sem componentes eletrônicos.  De acordo com o gerente de Marketing para a América Latina, Maurício Moraes, a máquina atende a forte demanda no Brasil por um produto simples, sem eletrônica embarcada e de baixo custo operacional e de manutenção.

A W20F tem motor mecânico N67 da FPT Industrial, que atende à legislação MAR-I/Tier 3 e desenvolve 152 hp de potência bruta. É a mais robusta da categoria e traz vantagens em relação à versão anterior, como manutenção mais barata e facilidade de acesso ao motor, menor nível de ruído externo e produtividade 13% maior com a curva de torque do novo motor, que permite obter o torque máximo mais rápido e mantê-lo por mais tempo se comparado com a W20E. “Com isso, a máquina também enche a caçamba mais rapidamente, aumentando o rendimento do trabalho”, explica Moraes.

Na versão F, a W20 oferece uma manutenção até quatro vezes mais fácil que a E devido às novas portas de acesso, ao compartimento do motor e ao reposicionamento das caixas de baterias.Também é equipada com sistema Cooling Boxstandard e similar ao dos modelos nacionais da Série E (621, 721 e 821) para melhor refrigeração e aumento da vida útil dos componentes. Como opcional, há o ventilador reversível acionado de dentro da cabine, que permite a limpeza de todos os trocadores de calor, mesmo com a máquina trabalhando, o que evita paradas indesejadas. Para instalação do sistema de refrigeração, a versão F traz chassi traseiro 300 mm maior, mas mantendo o mesmo raio de giro do modelo E; além de um novo contra-peso devido ao aumento do chassi traseiro.

Outro fator que facilita a manutenção são as peças em comum com outros modelos. O motor da W20F é mecânico, mas da mesma família dos utilizados em outros modelos de pás-carregadeiras da marca (621E, 721E e 821E). “O cliente que tem um dos modelos da série E pode usar as peças em comum para fazer manutenção na W20, reduzindo seu estoque. Como exemplo, o filtro de combustível agora é igual para os quatro modelos”, compara Moraes. O operador também ganhou mais conforto. Foi eliminado o ruído da marcha lenta e reduzido o nível de ruído externo para 107 dBA, que está em linha com os melhores do mercado.

A W20F passou por testes de campo em empresas que avaliaram o desempenho do modelo. “Uma grande siderúrgica mineira destacou o baixo nível de ruído externo e o desempenho maior em força de desagregação e estabilidade, mantendo o mesmo consumo de combustível em comparação com a W20E”, comenta Maurício Moraes.

Ficha Técnica       
ModeloW20F70Z6MAX934N12D EVOSEM 636DLW300BR
FabricanteCASEKCMMAXLOADERNEW HOLLANDSEMXCMG
Webwww.casece.comkcmcorp.co.jpwww.maxloader.com.brwww.newholland.com.brwww.sematech.com.brwww.xcmg-america.com
País de OrigemBrasilJapãoBrasilBrasilChinaBrasil
MotorFPTCumminsCumminsFPTCumminsCummins
ModeloF4GE9684T*J601QSB6.7QSB4.5-C160 Tier 3 / MAR 1NEF6 Tier 3QSB5.9QSB6.7
Potência do motor152hp(113kW)@2500rpm168HP(125kW)160hp(119kW)130hp(96,9kW)@2.350rpm97hp139hp(104kW)@2.200rpm
Torque máximo556Nm@1500rpm763Nm@1400rpm622Nm a 1500 rpm443Nm@1500rpmNão informado584Nm@1450rpm
Peso Operacional10.050kg14.720kg10.500 ~11.500kg10.595kg9.900kg11.750kg
Capacidade da caçamba1,91m32,2 ~3,3M31,7 a 2,3 m³1,91m3/2,3yd31,5 ~2,5m31,8 ~2,5m3
Altura máxima de descarga com caçamba a 45°2.392mm2.770mm2.750mm2.633mm39972.930mm
Carga de tombamento6.502kg11.460kg 8.857kgNão informado8.104kg (totalmente articulada)
Carga operacional3.054kg4.480kg3.000 Kg 4.144kg3.000kg3.000kg
Força de desagregação8.126kg15.310kg12.338 kgf 8.056kgf113 KN13.106kg
TransmissãoPower ShiftFull Power ShiftPower ShiftPowerShiftContra eixo PowershiftPowershift
Marchas4 a frente e 4 a ré5 a frente e 3 a ré4 a frente e 2 a ré4 a frente e 3 a ré4 a frente e 2 a ré4 a frente e 3 a ré
CabineROPS/FOPS(ar condicionado)ROPS/FOPS(ar condicionado)ROPS/FOPS(ar condicionado)ROPS/FOPS(ar condicionado)SimROPS/FOPS(ar condicionado)
Dimensões ( CxLxA) mm6.928×2.360×3.204mm7.890×2.690×3.280mm7.270×2.580×34606.969×2.326×3.176mm7.305×2.354×2.182mm7.516×2.300×3.325mm
       
       

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