Manipulador telescópico une versatilidade e produtividade em um único equipamento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Se você procura por um equipamento eficiente e produtivo para içamento de carga, os manipuladores telescópicos são sua melhor opção. Mas você sabia que este tipo de máquina também é capaz de movimentar grandes volumes de materiais, montar estruturas, fazer a elevação de pessoas e permite o conserto de estruturas?

Os manipuladores telescópicos nada mais são do que equipamentos que permitem a movimentação horizontal e vertical de cargas sobre uma máquina com rodas. Grande parte deles consegue erguer de 3 e 4 toneladas a uma altura de 7 metros. Mas há versões mais robustas que podem levantar mais de 7 toneladas e alcançar uma altura superior a 15 metros.

É exatamente a versatilidade que faz com que este tipo de equipamento ganhe cada vez mais espaço em setores como construção civil, agronegócio e indústrias.

Muitas vezes comparado com uma grua ou uma empilhadeira, seu diferencial é exatamente a amplitude de funções, que podem ser estendidas a partir da complementação por acessórios, como caçambas multiuso, pás, cestos para pessoas, guinchos de içamento, suportes de garfo, podendo ser o padrão, para palets ou com inclinação lateral, entre outros itens.

Apesar de ser relativamente pesado, o manipulador telescópico alcança, por exemplo, áreas que empilhadeiras tradicionais não conseguem atingir. Assim como, por ter, normalmente, a suspensão de carga feita por cima, sua capacidade de transporte é elevada.

Segurança e operacionalização

Outro destaque para esta máquina é a segurança que ela proporciona ao operador. O equipamento foi desenvolvido pensando na estabilidade, o que ajuda a minimizar ou eliminar diversos riscos no dia a dia de trabalho. No mercado é possível encontrar versões de máquinas com cabine fixa e rotativa, por exemplo.

Aliado a isso, ainda é possível mencionar como ponto relevante destes equipamentos o seu fácil manuseio, intuitivo e que permite economizar tempo com treinamentos complexos e prolongados.

Agora que você entendeu que os manipuladores telescópicos são a tradução de eficácia na rotina de trabalho pesado, reunimos nesta edição do Comparativo da Revista EaeMáquinas as melhores opções do equipamento disponíveis no mercado para que você escolha o modelo que mais atende ao que você procura.

BOBCAT – T35.130SLP

A Bobcat, fabricante americana de equipamentos agrícolas e de construção, apresenta como destaque sua série T, uma linha de manipuladores telescópicos, que a empresa entrega como diferencial a segurança, durabilidade e fácil operação.  Mas o destaque aqui vai para o modelo T35.130SLP do equipamento.

“Graças aos seus estabilizadores compactos, nivelamento da estrutura e sistema de posicionamento da lança, o manipulador telescópico Bobcat T35.130SLP é uma máquina extremamente eficiente em locais de trabalho”, informou a empresa.

A fabricante ressalta que a plataforma de trabalho aéreo e as predisposições de controle remoto transformam o seu manipulador telescópico em uma solução plug and play para trabalhos aéreos ou serviços de elevação de precisão, e sem rolos de cabos não confiáveis.

O equipamento, de acordo com a Bobcat, é o ideal para serviços de alta elevação, plataforma de trabalho e aplicação em trabalhos de grande altitude com garfo. Isso porque ele é capaz de levantar 3,5 toneladas a uma altura de elevação de quase 13 metros.

O T35.130SLP ainda é recomendado, segundo a marca, quando o serviço tem que ser feito em terreno irregular com inclinações. “Ao compensar a inclinação, este recurso mantém a máquina na posição horizontal, resultando em maior estabilidade”, explica a fabricante.

A Bobcat informa que a máquina conta com estabilizadores compactos que asseguram que as capacidades totais da máquina possam ser usadas nas áreas de trabalho mais confinadas. Assim como, dispõe de detecção do estabilizador no solo, ou seja, o sensor monitora continuamente a pressão para prevenir, por exemplo,  quedas ou vazamentos, e para assegurar o uso seguro do estabilizador o tempo todo.

A companhia afirma também que a máquina pode alcançar grande altitude para manusear material e é adequada para plataforma de trabalho aéreo. Quando se trata de desempenho, a Bobcat afirma que o manipulador telescópico trabalha de forma mais eficaz com maior força de desagregação, capacidade nominal de operação, tempos de ciclo mais rápidos e voltas rápidas.

Máquina de primeira classe

Um dos pontos que a Bobcat ressalta no manipulador telescópico T35.130SLP é o conforto que a máquina oferece ao operador.

“Suba na cabine grande e confortável e desfrute de mais visibilidade”, convida a empresa. De acordo com a marca, o equipamento conta com um design robusto e recursos de última geração que “o tornam adequado para clientes que exigem especificações completas de máquina e desempenho de primeira classe”, garante.

Genie – GTH-844

Se você busca por um manipulador telescópico que é referência na capacidade de içamento, a Genie®, fabricante de plataformas aéreas e manipuladores telescópicos, destaca o GTH™-844. De acordo com a marca, o equipamento é ideal para carga, descarga, movimentação e posicionamento de materiais, em uma variedade de canteiros de obras.

O destaque pode ser observado na capacidade máxima de içamento da máquina que é de 3.629 kg. Em relação a altura máxima, ele alcança mais de 13 metros.

Entre os outros pontos, apresentados pela empresa, como diferenciais da máquina está o  motor com montagem do lado direito. Assim, é possível oferecer visibilidade aprimorada. Outro item é o fato de que o chassi tem nivelamento proporcional para retirar ou colocar cargas em aclives laterais com inclinação de até 10˚, e controle proporcional e multifuncional via joystick para posicionamento rápido e preciso de carga.

Quando tratamos sobre a operacionalidade, o GTH™-844 apresenta torque em baixa rotação, tração e controle de quatro rodas para aclives e terrenos acidentados. “Os itens de série incluem um sistema de rápida anexação, pneus de perfil baixo, para-lamas (conjunto de 4) e manilha de elevação na ponta do braço”, informou a fabricante.

Alta produtividade

Para a Genie®, entre os itens que elevam a produtividade da máquina está a fácil operação, segurança e conforto que a máquina proporciona.

Neste quesito, a empresa afirma que seu manipulador telescópico conta com três modos de direção selecionáveis pelo operador: rodas dianteiras, de caranguejo e coordenada, transmissão automática para frente e reversa com 3 velocidades.

A segurança é reforçada pelos freios de serviço a disco (úmidos) internos e de estacionamento a disco (úmido) acionado a mola. Assim como trava diferencial do eixo dianteiro, um painel de instrumentos completo com diagnóstico do motor – proporcionando maior controle do trabalho – e comandos duplos joystick.

O equipamento, segundo a fabricante, ainda dispõe de cabine totalmente fechada (inclui vidro total, desembaçador, limpadores, janela deslizante do lado direito, porta dividida e lavador), farol intermitente e luzes de trabalho LED, que são consideradas de alto desempenho. Além de alarme de proximidade da parte traseira.

Haulotte – HTL3614

O manipulador telescópico HTL3614 da Haulotte, empresa centenária no setor de maquinários de manutenção e transporte, é apresentado pela companhia como destaque em versatilidade, rendimento e capacidade de carga otimizada.

O modelo conta com controle hidráulico para complementos, corretor de inclinação de série, translação hidrostática e comandos proporcionais simultâneos para todos os movimentos de lança/ telescópico. Esse conjunto, segundo a empresa, gera o resultado de ser uma máquina confortável e de precisão para o trabalho.

Entre suas características mais relevantes estão a altura máxima de elevação: o equipamento pode chegar a até 13,6 metros. Enquanto que sua capacidade máxima de carga vai a 3600 quilos. Além disso, o manipulador telescópico da Haulotte vem de fábrica com um porta-garfo capaz de levantar diversas cargas pesadas.

“A ponta da lança permite a troca rápida dos vários tipos de acessórios. Inúmeros acessórios como forquilhas, garfos e guinchos que são disponíveis em diferentes tamanhos”, explica a empresa.

Segurança e confiança

Com mais de 100 anos de dedicação e tradição, a empresa – que é líder no mercado europeu de plataformas elevatórias – se estruturou no país para oferecer atendimento técnico voltado, segundo a empresa, para o atendimento das necessidades dos clientes brasileiros.

Assim, presa por destacar em seus equipamentos itens voltados à segurança passando a confiabilidade que carrega em sua história. Dessa forma, fabrica o manipulador telescópico HTL3614 com eixo traseiro oscilante com bloqueio automático e dos movimentos em caso de sobrecarga.

A máquina conta, segundo a empresa, com controle inteligente joystick 4 em 1, cabine com segurança, chassis monobloco e transmissão hidrostática. Assim como, o bloqueio do eixo traseiro e nivelamento da cabine são itens de série.

Já quando o assunto é a ergonomia da cabine, a empresa garante que o equipamento foi pensado para reduzir a fadiga do operador. A Haulotte afirma que o espaço dispõem das certificações ROPS e FOPS. Esses documentos garantem a proteção contra danos causados por acidentes, como capotamento, por exemplo.

Além disso, a companhia afirma que as cabines ainda contam com versões com ar condicionado, luzes de trabalho, aquecimento e ventilação.

JCB 535-125

A JCB, uma das maiores fabricantes globais de equipamentos para construção, criou o conceito de manipulador telescópico em 1977, e desde então tem se destacado no mercado. Em sua fábrica em Sorocaba, no interior do estado de São Paulo, a multinacional britânica produz os modelos 535-125 e 540-170, desenvolvidos para a linha de construção.

De acordo com a fabricante, o equipamento oferece um pacote eficiente e versátil, com os melhores recursos de um guindaste, de uma pá carregadeira e de uma empilhadeira. Assim, os manipuladores telescópicos são atualmente uma das máquinas de construção preferidas pelas empresas do setor.

“A combinação de alcance à frente e vertical, além três modos de direção selecionáveis, fazem desse equipamento uma ferramenta sem equivalente no local de trabalho, e isso se traduz em maior produtividade num menor espaço de tempo”, explicou a companhia.

O próprio nome já demonstra detalhes técnicos do equipamento. No 535-125, a capacidade de levantamento corresponde a 3.500 kg, e a altura de levantamento chega a 12,5 m.

De acordo com a JCB, um dos grandes diferenciais de seus manipuladores telescópicos é que a montadora fabrica os próprios cilindros hidráulicos, cabines, eixos, transmissões e motores. “Todos projetados para funcionar em perfeita harmonia e proporcionar total confiabilidade. Além disso, todos os modelos são equipados com o motor JCB Dieselmax, um dos mais conceituados do mercado”, informou a empresa.

Aplicação mais severa e menor custo

A empresa afirma ainda que as máquinas que fabrica ainda possuem outros detalhes exclusivos que permitem aplicações mais severas, custos de operação baixos e o mínimo de tempo de máquina parada. Um deles é a ponta integral, mais robusta em área de grandes esforços permitindo trabalhos mais pesados com a caçamba.

A JCB disse que aplica lubrificante seco (Waxyoil) na lança possibilitando a utilização de sapatas de nylon, repelindo água e poeira, e aumentando sua manutenção para intervalos a cada 500 horas.  Além disso, outra característica apontada pela empresa como exclusiva é que o sistema de extensão/retração da lança é feito por cilindros, sem necessidade de lubrificação e ajustes regulares.

“O manipulador telescópico JCB é uma máquina altamente versátil e com enorme durabilidade. Isso, aliada à grande oferta de acessórios da JCB, pode evitar a contratação de máquinas extras, como guindastes, pás carregadeiras, empilhadeiras, vassouras e plataformas de trabalho suspensas”, revela o gerente de produtos da JCB, Etelson Hauck.

Manitou – MT-X 1440 A

A Manitou, fabricante francesa de equipamentos pesados, apresenta seu manipulador telescópico MT-X 1440 A como o aliado perfeito para a construção civil.

O equipamento, segundo a empresa, foi projetado para uso em locais de trabalho exigentes.

“O MT-X 1440 A é o manipulador telescópico ideal para uso na construção civil dentro de canteiros de obra”, explica a empresa. A Manitou afirma que a máquina é capaz de levantar cargas até 4.000 kg a 14 metros de altura.

A fabricante conta ainda que o manipulador telescópico também pode ser equipado com uma plataforma de trabalho aéreo, atendendo a todas as normas de segurança. Isso, de acordo com a fabricante, torna o equipamento essencial em todas as fases da obra, ou seja, desde a estrutura, fundação, instalação dos pilares, vigas, laje, alvenaria, cobertura, até o acabamento.

“O número de acessórios compatíveis e disponíveis, assim como, o chamado Easy Connect System (Fácil Sistema de Conexão) tornam a máquina ainda versátil e possibilita a troca de acessórios brincadeira de criança”, afirma a empresa.

Segurança e garantia de longevidade

A Manitou também explica que o manipulador telescópico MT-X 1440 A vem equipado com uma porta baixa de aço. Essa característica, segundo a fabricante, reduz o risco de quebra da máquina. Além disso, conta com cilindros e mangueiras que também são protegidos, isso porque o design estrutural do equipamento foi pensado para garantir uma maior longevidade.

Outro ponto que a companhia destaca no MT-X 1440 A é que ele é equipado com o joystick “JMS”, patenteado pela Manitou, para realização de todos os movimentos do braço.

A cabine conta com a certificação Rops/Fops (garantia de proteção contra danos causados por acidentes) Nível 2, o que torna a operação totalmente segura para o operador, ressalta a empresa.

De acordo com a Manitou, esse manipulador também apresenta porta inferior em aço, reduzindo o risco de avaria, cilindros e mangueiras protegidos pelo design estrutural, não ficando expostos e garantindo maior longevidade dos componentes.

A companhia afirma ainda que os manipuladores telescópicos podem contar com possibilidades de configuração de diferentes acessórios.

(Fonte: Redação EaeMáquinas)

 

 

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

x

Assine já EaeMáquinas​

R$60,00 /ano

ASSINAR AGORA!

Sobre Nós

A Revista EaeMáquinas, de circulação bimestral, é o melhor guia de compras do setor de máquinas; relacionando as empresas, revendas e distribuidoras de equipamentos, peças, prestadores de serviços e notícias relacionadas ao mercado.

Contato: [email protected] — Tel.:11- 4604-8046

Siga-nos

Deixe seu Email para acompanhar as novidades

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!