Pesquisar
Close this search box.

BAMIN AVANÇA NA CONSOLIDAÇÃO DE PROJETO DE LOGÍSTICA INTEGRADA

Presente em 15 países, o Eurasian Resources Group – ERG atua no Brasil por meio de sua subsidiária BAMIN. A empresa assume o contrato de concessão da Ferrovia de Integração Oeste Leste – FIOL, contando com larga experiência do grupo ERG no transporte de cargas na Ásia. A ferrovia é fundamental para consolidar a logística integrada dos projetos e operações da mineradora.

Na Mina Pedra de Ferro, em Caetité / BA, a BAMIN produz minério de alta qualidade e grande demanda para exportação. Além da Mina, os investimentos também incluem a FIOL e o Porto Sul, que está sendo construído em Ilhéus. A mineração com projetos de logística integrada cria com a FIOL um novo corredor para exportação e promove um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento sustentável para a Bahia e o Brasil.

A mina começou a operar com minério de ferro em janeiro deste ano e tem previsão de produção de 1 milhão de toneladas. Quando o Porto Sul e o FIOL forem concluídos, até 2026, a BAMIN terá capacidade para produzir 18 milhões de toneladas por ano. No ritmo atual, a atividade gera 550 empregos diretos, com produção de um milhão de toneladas.

O minério produzido é de altíssima qualidade, com 65% de hematita, considerada uma commodity premium: DSO 65. O processo de beneficiamento dessa matéria-prima na indústria não requer água e não consome muita energia, o que gera ganhos em termos de sustentabilidade.

FIOL é um novo corredor logístico de integração
A FIOL foi arrematada em leilão do Ministério da Infraestrutura, em abril, no B3, em São Paulo. A BAMIN assume a obra iniciada pela estatal VALEC. O investimento será de R﹩ 3,3 bilhões, sendo R﹩ 1,6 bilhão em construção e R﹩ 1,7 bilhão em material rodante, como vagões e locomotivas. A subconcessão tem prazo de 35 anos, sendo cinco para construção e 30 anos para operação.

Quando concluído, a FIOL terá capacidade para movimentar 60 milhões de toneladas por ano, com a BAMIN utilizando apenas um terço desse potencial. Dois terços dessa capacidade estarão disponíveis para outras cargas. Com a obra, o Ministério da Infraestrutura estima a geração de 55 mil empregos diretos e indiretos, além da geração de renda.

ERG investe, apoia e transfere conhecimento
Além de contar com profissionais experientes em seu quadro de colaboradores, a BAMIN contará também com a transferência de conhecimento do Grupo ERG. Empregando mais de 75 mil pessoas em todas as suas unidades no mundo, o Grupo é uma das maiores empresas globais em mineração e em metais. É também a maior operadora de transporte da Ásia Central, com vasta experiência em ferrovias. A empresa movimenta anualmente mais de 50 milhões de toneladas de cargas, utilizando cerca de 10 mil unidades de transporte próprias.

Porto Sul conclui projeto de logística integrada com exportação

Por meio do Porto Sul a BAMIN exportará sua produção, podendo compartilhar a capacidade do porto também para outras cargas – como grãos, fertilizantes e outros minérios. Terminal de águas profundas deve ser o primeiro do Nordeste a receber navios com capacidade de até 220 mil toneladas. Em construção em conjunto com o Governo do Estado, será concluído até 2026. Juntos, a Mina e o Porto vão gerar 55 mil empregos diretos e indiretos em sua implantação.
(Fonte: Assessoria de imprensa)

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Bamaq Máquinas marca presença na M&T Expo 2024  Durante a feira, a Bamaq Máquinas estará presente no estande da New Holland com sua equipe
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!