Tel:11 - 4604-8046 | E-Mail: [email protected]

Eventos/Feiras Intensificação sustentável da produção agropecuária com sistemas ILPF será...

Intensificação sustentável da produção agropecuária com sistemas ILPF será…

-

- Advertisement -
- Advertisement -

Nas noites de 9 e 10 de junho, a Fazenda Santa Brígida, de Ipameri (GO), vai mais uma vez mostrar como a produção agropecuária pode ser intensificada de forma sustentável com o uso de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e garantir o protagonismo do agronegócio brasileiro na missão de fornecer alimentos, fibras e energia para o mundo. Mas neste ano, o tradicional Dia de Campo realizado desde 2006 dará lugar a um evento 100% on-line e gratuito: o Santa Brígida Open Farm.

Promovido pela Rede ILPF, o encontro virtual reunirá palestrantes que vão abordar temas de relevância internacional sobre a produção integrada e sustentável no Brasil com o uso dos sistemas de ILPF, já adotados em mais de 17 milhões de hectares no País. Nos dois dias do evento, as palestras serão realizadas das 19h às 22h.

A primeira noite contará com a participação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que fará uma mensagem introdutória do encontro. A abertura será realizada pela proprietária da Fazenda Santa Brígida, Marize Costa, e pelo presidente do Conselho Gestor da Rede ILPF, Renato Rodrigues. O pesquisador Maurício Lopes, da Embrapa Agroenergia (DF), fará a palestra “Agricultura no Brasil em 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Em seguida, Iêda Mendes, pesquisadora da Embrapa Cerrados (DF), abordará o tema “Saúde do solo em sistemas integrados: uma combinação ganha-ganha em ambientes tropicais”.

A programação do dia 9 será finalizada com o painel “ILPF: produzir e preservar é possível”, com Marize Costa; Guillermo Carvajal, diretor de sustentabilidade da Syngenta para a América Latina; Luiz Lourenço, presidente do conselho de administração da Cocamar; e Gustavo Lunardi, diretor de operações da SLC Agrícola. A moderação será de Paulo Herrmann, presidente da John Deere no Brasil.

Três palestras e o painel especial “Prêmio Nobel da Paz” compõem a programação da segunda e última noite do Santa Brígida Open Farm. O tema “Financiamento verde para a agricultura” será tratado por Leisa de Souza, coordenadora do Programa de Agricultura da Climate Bonds Initiative (CBI) no Brasil, e Justine Leigh-Bell, vice-presidente executiva e diretora de desenvolvimento de mercado da CBI. José Pugas, membro do conselho da Ceptis Agro, sócio e líder de Ambiental, Social e Governança e Agronegócio da JGP, falará sobre a “Certificação de propriedades ILPF e o impacto das finanças verdes”. E Aurélio Pavinato, diretor-presidente da SLC Agrícola, abordará o tema “Produção agrícola x serviços ambientais”.

O painel “Prêmio Nobel da Paz” terá como convidado especial o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz 2021. Também participarão Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e embaixador especial da FAO; o presidente da Embrapa, Celso Moretti; Durval Dourado, presidente da Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz” (Esalq); e Evaldo Villela, presidente do CNPq. A moderação também será de Paulo Herrmann, da John Deere.

Durante o evento, serão anunciados os vencedores do Prêmio Rede ILPF de Jornalismo.

O Santa Brígida Open Farm será transmitido ao vivo, com tradução simultânea para o inglês e o espanhol, no endereço: https://santabrigidaopenfarm.com.br/.

A ILPF e a Rede ILPF

Os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) são uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Podem ser realizados em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de forma a proporcionar benefícios mútuos para todas as atividades. Com isso, buscam otimizar o uso da terra, elevando a produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade. Com isso, promove, a redução da pressão sobre a abertura de novas áreas.

A ILPF pode ser utilizada em quatro possíveis modalidades: Integração Lavoura-Pecuária (ILP), atualmente a mais utilizada no País; Integração Lavoura-Floresta (ILF); Integração Pecuária-Floresta (IPF); e a forma completa – Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). A ILPF é considerada a grande resposta do País para a demanda mundial em produzir mais alimentos de forma sustentável.
Saiba mais sobre a tecnologia no Espaço Temático elaborado pela Embrapa, que disponibiliza vídeos, publicações para download gratuito, notícias e diversas informações.

Formada pela Embrapa, Bradesco, Ceptis, Cocamar, John Deere, Soesp, Syngenta, a Associação Rede ILPF tem como objetivo acelerar a ampla adoção das tecnologias de ILPF por produtores rurais como parte de um esforço que busca a intensificação sustentável da agricultura brasileira.

(Fonte: Assessoria de imprensa)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Minicarregadeiras New HollandConstruction comemoram 50 anos

Máquinas da marca da CNH Industrial foram pioneiras em recursos de segurança do operador e produtividade. Em reconhecimento às cinco décadas...

Mineradoras prestam contas sobre avanços das metas da[…]

Desde que foi anunciada publicamente, em setembro de 2019, no maior evento do setor mineral da América Latina, a...

Usina de Asfalto Móvel Rebocável MD 1000: alta performance com baixo custo…

Produção para pré-misturado frio de até 40 toneladas por hora e lama asfáltica de 1.000m²/hora na espessura 7 milímetros. A...

Haco traz soluções para transportador de correia

Equipamentos trabalham com baixas e altas velocidades e podem ser controlados para se adequarem melhor às necessidades do cliente. A...
Anterior
Próximo

Guindastes articulados IMAP: Força e produtividade

  Equipamentos para movimentação de cargas diversas e elevação de pessoas. Os guindastes articulados da IMAP, empresa de soluções em equipamentos...

Reduza custo e ganhe tempo com as betoneiras GBACH

Modelos disponíveis têm capacidade útil de 250 litros, e de 350 litros por ciclo, sendo que a segunda versão...

Mais Lidas

Minicarregadeiras New HollandConstruction comemoram 50 anos

Máquinas da marca da CNH Industrial foram pioneiras em recursos...

Mineradoras prestam contas sobre avanços das metas da[…]

Desde que foi anunciada publicamente, em setembro de 2019,...

Você também pode gostar deRELATED
Recomendamos para você