Tel:11 - 4604-8046 | E-Mail: [email protected]

Dicas O que é soldagem com eletrodo revestido?

O que é soldagem com eletrodo revestido?

-

- Advertisement -
- Advertisement -

Considerado o método mais difundido no segmento metal mecânico, é utilizado principalmente na fabricação e montagem de estruturas metálicas.

A soldagem com eletrodo revestido, também conhecida como processo SMAW (Shielded Metal Arc Welding), é o método de soldagem mais difundido no segmento metal mecânico. É utilizado principalmente na fabricação e montagem de estruturas metálicas, na indústria de petróleo e gás, mas também em aplicações menores, como serralherias, trabalhos artísticos e uma infinidade de tarefas de solda. Basicamente, quase todos os materiais metálicos podem ser soldados com eletrodos revestidos.

Este processo consiste em manter um arco elétrico entre duas partes metálicas, no caso a extremidade do eletrodo metálico revestido e o metal-base da peça que está sendo trabalhada, que serão fundidas a partir do calor provocado pelo arco.

Jeferson Godinho, especialista em processos e aplicação de soldagem da Unidade de Perfect Welding da Fronius do Brasil, ressalta que a soldagem com eletrodo revestido permite todas as posições de soldagem, seja plana, horizontal, sobre a cabeça, vertical ascendente ou descendente, e, nos mais variados tipos de junta.

“Além disso, a soldagem por eletrodo revestido não depende de gases externos de proteção, utiliza apenas os gases que são gerados pelo revestimento do eletrodo. Isso facilita a realização de trabalhos ao ar livre, mesmo em condições climáticas adversas, como vento ou chuva, e permite inclusive a soldagem subaquática”, revela Jeferson.
Ele explica que a soldagem por eletrodo revestido requer uma baixa tensão e alta intensidade de corrente, sendo que este último deve ser o parâmetro mais importante para manter os requisitos impostos pela junta a ser soldada. “É fundamental que a corrente seja a mais constante possível, mesmo que o comprimento do arco voltaico se altere. Por isso, inclusive, as fontes de solda para soldagem com eletrodo revestido sempre apresentam curva característica de corrente constante (CC), também conhecida como curva tombante”, comenta.

Apesar de baixa velocidade de soldagem, de gerar fumos metálicos e da necessidade de manter o tratamento do revestimento do eletrodo, a soldagem com eletrodo revestido oferece inúmeras vantagens em relação aos processos MIG/MAG e TIG. Entre elas:
•  Fácil manuseio
•  Independe da localização e é universalmente aplicável: na oficina, ao ar livre, debaixo d’água
•  Baixo custo de aquisição
•  Proteção do cordão de soldagem devido à formação de escória
•  Quase todos os materiais metálicos podem ser soldados
•  Alta qualidade do cordão de soldagem e altos requisitos mecânicos, a depender da classificação que o eletrodo está enquadrado.
A Fronius do Brasil, empresa de origem austríaca líder em inovação em soldagem por arco elétrico e soldagem robotizada, dispõe de sistemas para a soldagem por eletrodo revestido, entre eles, a TransPocket 150 e a TransPocket 180, equipamentos compactos e de grande robustez que, através de sua tecnologia de ponta, entregam uma infinidade de funções que simplificam o trabalho do soldador.

O especialista da Fronius ressalta que funções como Hot Start, Soft Start e Anti-Stick presentes nestes equipamentos fornecem suporte no início e durante o processo de soldagem. “E, ainda, devido à sua curva CC, eles também apresentam excelente desempenho para soldagem TIG”, finaliza.
(Fonte: Assessoria de imprensa)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Minicarregadeiras New HollandConstruction comemoram 50 anos

Máquinas da marca da CNH Industrial foram pioneiras em recursos de segurança do operador e produtividade. Em reconhecimento às cinco décadas...

Mineradoras prestam contas sobre avanços das metas da[…]

Desde que foi anunciada publicamente, em setembro de 2019, no maior evento do setor mineral da América Latina, a...

Usina de Asfalto Móvel Rebocável MD 1000: alta performance com baixo custo…

Produção para pré-misturado frio de até 40 toneladas por hora e lama asfáltica de 1.000m²/hora na espessura 7 milímetros. A...

Haco traz soluções para transportador de correia

Equipamentos trabalham com baixas e altas velocidades e podem ser controlados para se adequarem melhor às necessidades do cliente. A...
Anterior
Próximo

Guindastes articulados IMAP: Força e produtividade

  Equipamentos para movimentação de cargas diversas e elevação de pessoas. Os guindastes articulados da IMAP, empresa de soluções em equipamentos...

Reduza custo e ganhe tempo com as betoneiras GBACH

Modelos disponíveis têm capacidade útil de 250 litros, e de 350 litros por ciclo, sendo que a segunda versão...

Mais Lidas

Minicarregadeiras New HollandConstruction comemoram 50 anos

Máquinas da marca da CNH Industrial foram pioneiras em recursos...

Mineradoras prestam contas sobre avanços das metas da[…]

Desde que foi anunciada publicamente, em setembro de 2019,...

Você também pode gostar deRELATED
Recomendamos para você