Tel:11 - 4604-8046 | E-Mail: [email protected]

Agrícola XP Inc. e VERT lançam a DuAgro: fintech para...

XP Inc. e VERT lançam a DuAgro: fintech para democratizar acesso do produtor rural ao crédito

-

- Advertisement -
- Advertisement -

– O objetivo é acelerar o acesso dos produtores rurais a linhas de crédito eficientes e aderentes às suas necessidades;
– Com processo automatizado e emissão de CPR eletrônica, a fintech DuAgro promove o financiamento para compra de insumos agrícolas do produtor rural por meio da indústria e de distribuidores espalhados pelo Brasil;
– A DuAgro utiliza tecnologia inovadora no setor e combina a solidez e acesso ao mercado de capitais da XP Inc. com a expertise da VERT, maior securitizadora brasileira do agronegócio;
– A DuAgro marca a entrada da XP Inc. no setor de agronegócio.

São Paulo, 24 de junho de 2020 – Com o objetivo de democratizar o acesso do produtor rural brasileiro a linhas de crédito desenhadas especificamente para o campo, a XP Inc. e a VERT lançam a fintech DuAgro, uma plataforma integrada ao mercado financeiro e de capitais que utiliza tecnologia inovadora para promover o financiamento para a compra de insumos agrícolas. Em um contexto de insuficiência do crédito rural subsidiado, a empresa facilitará a disponibilização de recursos aos agricultores por meio da indústria e dos distribuidores de insumos.

O foco de atuação são os pequenos e médios produtores, que juntos respondem por cerca de 70% do valor da produção total da agropecuária brasileira, mas enfrentam dificuldade de acesso ao crédito, concentrado em poucos bancos e indústrias. De olho nisso, a DuAgro pretende conduzir no campo a mesma transformação que a XP Inc. promoveu nos investimentos.

O agronegócio representa cerca de 25% do PIB brasileiro e tem demonstrado crescimento consistente ao longo dos últimos anos. Como um dos maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas do mundo, o Brasil cumpre papel fundamental na segurança alimentar global. Também por isso, o setor é um dos mais resilientes da economia interna.
Dada a sua relevância, a produção brasileira precisa ser sustentável econômica e ambientalmente. A DuAgro nasce com o propósito de fomentar esse novo agronegócio, comprometido com a responsabilidade socioambiental e, portanto, apto a acessar taxas melhores no mercado de investidores de green bonds e ESG.

Modelo tecnológico
Para de fato transformar o crédito do campo, a DuAgro propõe uma abordagem inédita. Não é mais o produtor que precisa se encaixar a um modelo rígido de financiamento, mas sim o financiamento através da plataforma da fintech que se ajusta à dinâmica da compra de insumos.

A aprovação de crédito é totalmente digital. Quando o produtor acessa a plataforma, o seu limite já está pré-aprovado no valor da compra. Basta ele confirmar os dados cadastrais, fazer o upload dos documentos pessoais e assinar eletronicamente a CPR financeira (Cédula de Produto Rural – Financeira). E o mais importante: não há exigência de garantias, o que garante a agilidade do processo.

“Após anos de atuação no financiamento agropecuário, entendemos as especificidades do setor e trabalhamos em uma solução para que o crédito efetivamente chegue ao campo”, destaca Fernanda Mello, CEO da DuAgro. “O agronegócio funciona por ciclos biológicos. Portanto, os recursos precisam ser desembolsados no momento certo da compra de insumos. O calendário é por safra e não espera.”

Se a extensão territorial do Brasil premia o país com climas e solos diversos, ela também impõe um desafio: a capilaridade, ressalta Fernanda. “Acessar pequenos e médios produtores é difícil porque eles estão espalhados. A formalização de documentos físicos em cartórios inviabiliza muitas operações. Para resolver essas e outras questões, criamos uma ferramenta totalmente digital, que atende rapidamente o produtor em qualquer região do país.”

Para Bruno Constantino, da XP Inc., o agronegócio é o grande motor da economia brasileira e a entrada nesse setor é estratégica para a XP: “A criação da DuAgro reforça nosso ecossistema, dando acesso a crédito ao produtor rural, de forma ágil, inovadora e digital, ao mesmo tempo em que ajuda no desenvolvimento do mercado financeiro Brasileiro, com a criação de novos produtos.”, afirma.

(Fonte:Assessoria de imprensa)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

Minicarregadeiras New HollandConstruction comemoram 50 anos

Máquinas da marca da CNH Industrial foram pioneiras em recursos de segurança do operador e produtividade. Em reconhecimento às cinco décadas...

Mineradoras prestam contas sobre avanços das metas da[…]

Desde que foi anunciada publicamente, em setembro de 2019, no maior evento do setor mineral da América Latina, a...

Usina de Asfalto Móvel Rebocável MD 1000: alta performance com baixo custo…

Produção para pré-misturado frio de até 40 toneladas por hora e lama asfáltica de 1.000m²/hora na espessura 7 milímetros. A...

Haco traz soluções para transportador de correia

Equipamentos trabalham com baixas e altas velocidades e podem ser controlados para se adequarem melhor às necessidades do cliente. A...
Anterior
Próximo

Guindastes articulados IMAP: Força e produtividade

  Equipamentos para movimentação de cargas diversas e elevação de pessoas. Os guindastes articulados da IMAP, empresa de soluções em equipamentos...

Reduza custo e ganhe tempo com as betoneiras GBACH

Modelos disponíveis têm capacidade útil de 250 litros, e de 350 litros por ciclo, sendo que a segunda versão...

Mais Lidas

Minicarregadeiras New HollandConstruction comemoram 50 anos

Máquinas da marca da CNH Industrial foram pioneiras em recursos...

Mineradoras prestam contas sobre avanços das metas da[…]

Desde que foi anunciada publicamente, em setembro de 2019,...

Você também pode gostar deRELATED
Recomendamos para você